Skip to content

:: Escola Nacional de Saúde Pública- FIOCRUZ/MS

Imprimir E-mail

Ficha cadastral: Políticas Farmacêuticas

A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca mantém quatro áreas de referência, especializadas na análise e discussão dos agravos à saúde da população brasileira: o Centro Colaborador na Área de Políticas Farmacêuticas, Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana, o Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria e o Centro de Vigilância e Monitoramento de Endemias.

Em 2007, o Núcleo de Assistência Farmacêutica (NAF/ENSP) foi designado pela terceira vez consecutiva como Centro Colaborador da OPAS/OMS. O credenciamento original aconteceu em 1998 e foi renovado por duas vezes, durante o período de 2003 a 2006, e 2007 a 2010 – que marca a nova redesignação. Além de trabalhar em estreita colaboração com as três esferas de governo, no sentido de fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS), o NAF desenvolve projetos com países da América Latina e do Caribe e com diversos países africanos, particularmente os de língua portuguesa e espanhola.

Entre as atividades desenvolvidas, pode-se destacar a participação nos processos de formulação, implementação e avaliação de políticas farmacêuticas no Brasil e nos países parceiros; o desenvolvimento de pesquisas, elaboração de artigos científicos e documentos técnicos relacionados ao acesso a medicamentos, aos direitos de propriedade intelectual, à avaliação da assistência farmacêutica em cenários ambulatoriais e hospitalares, ao uso racional e aos preços de medicamentos. O Centro Colaborador na Área de Políticas Farmacêuticas participa ativamente de diferentes programas internacionais na sua área de abrangência.

Fonte: Portal ESNP-FIOCRUZ
site: http://www.ensp.fiocruz.br/portal-ensp/servicos-de-referencia

Última atualização em Qui, 05 de Novembro de 2009 08:38

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19 • CEP: 70800-400 • Brasília, DF
Telefones: +55-61  3251-9595
e-mail@bra.ops-oms.org