Skip to content

Emergências e Desastres Químicos é tema de curso online e gratuito disponível para a América Latina

Imprimir E-mail
Active ImageO curso de autoaprendizagem “Prevenção, Preparação e Resposta a Emergências e Desastres Químicos” - uma iniciativa da OPAS/OMS, da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) e dos Ministérios da Saúde do Brasil e da Argentina - teve seu lançamento internacional neste dia 27 de setembro de 2010 na sede da Cetesb, na cidade de São Paulo com participações presenciais e por meio de Webconferência.

Uma emergência química, de origem natural ou tecnológica, que ocorra durante a extração, produção, manuseio, transporte, armazenamento e destinação de produtos químicos, pode afetar, direta ou indiretamente, a segurança e a saúde da população, bem como levar a desastres ambientais. Active Image

Assim, pela necessidade de intervir com ações de resposta imediatas, as quais requerem conhecimentos específicos, o curso recém-lançado objetiva proporcionar elementos teóricos e práticos, assim como meios adequados para a prevenção, preparação e resposta de maneira rápida e eficiente, diante de situações de emergências e desastres químicos, em âmbito local, regional e nacional em países da América Latina e Caribe.

O curso que é gratuito, com conteúdo em português e espanhol e em formato de autoaprendizagem, ou seja, sem a necessidade de tutores, se destina aos profissionais de formação técnica ou superior, de instituições governamentais, não-governamentais, de empresas privadas, a professores e estudantes, além do público geral interessado no tema da capacitação. O curso está também disponível por meio do Campus Virtual em Saúde Pública (CVSP) uma das redes associadas da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS).Active Image

Para participar, os interessados necessitam apenas acessar a página do curso (aqui) e realizar a inscrição. As leituras e os exercícios podem ser feitos sem limite de tempo para conclusão, sendo que o certificado é emitido ao final, também online, após o participante realizar todas as atividades previstas, incluindo uma avaliação final.
Lançamento internacional.

Desenvolvida durante dois anos de forma multisetorial e interpaíses, a iniciativa do curso foi bem recebida pelo público do lançamento, cerca de 80 participantes presencialmente e aproximadamente 20 via Webconferência, entre eles, técnicos e consultores de instituições parceiras ou ligadas à área de emergências e desastres químicos, além de equipes da Cetesb. A equipe do Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (BIREME/OPAS/OMS) apoiou na organização, divulgação e supervisão do evento.

Na cerimônia de lançamento (acesse a agenda online), Carlos Lacava, gerente de Desenvolvimento Sustentável da Cetesb, e Jorge Luis Gouveia, gerente de Operações da Cetesb, destacaram que o curso resulta do acúmulo de experiências da companhia como um dos 22 Centros Colaboradores da OPAS/OMS. Na temática Emergências e Desastres Químicos, a Cetesb vem realizando capacitações no Brasil e em países da América Latina desde 1999 e, em algumas ocasiões apoiando em ações de resposta. O intercâmbio de informação e conhecimento e também seu aprendizado nestas ações promoveram a evolução do curso elaborado em formato de autoaprendizagem.

Jean-Luc Poncelet, gerente de Preparação para Emergências e Resposta a Desastres da OPAS/OMS, em conexão via Webconferência a partir de Washington, EUA, ressaltou a perspectiva de que o curso venha a ultrapassar a América Latina e, que seja traduzido também para o inglês, para estar mais acessível no Caribe e em outras regiões do mundo. Neste sentido, Enrique Gil, gerente de Prevenção e Controle de Doenças e Desenvolvimento Sustentável da OPAS/OMS no Brasil, destacou a importância da atuação da Cetesb em potencial apoio ao Regulamento Sanitário Internacional, aprovado pelos países membros das Nações Unidas e que é um instrumento para também promover a resposta dos países em situações de emergências, inclusive desastres químicos e ambientais, além de epidemias e pandemias.

A relevância do curso para apoiar a implementação de políticas no setor, “melhora a capacidade técnica e também assessora a identificação de riscos e a possível prevenção”, na visão de Aramis Cardoso, do Departamento de Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador da Secretaria de Vigilância em Saúde, Ministério da Saúde do Brasil.

É grande a possibilidade de alcance de um curso em formato de autoaprendizagem, a exemplo de outros cursos promovidos pela OPAS/OMS como aqueles disponíveis no Campos Virtual em Saúde Pública, que chegaram a mais de 100 mil participantes, a partir da plataforma online, segundo Diego González Machín, coordenador de Desenvolvimento Sustentável e Saúde Ambiental da OPAS/OMS no Brasil. Todo material do curso pode ser utilizado em capacitações presenciais, com atividades práticas para aprofundamento no tema.

Para maiores informações acesse o seguinte documento.

Instituições participantes da iniciativa do curso

Companhia Ambiental do Estado de São Paulo - CETESB (Brasil), Centro Colaborador da OPAS/OMS para o tema Emergências Químicas.

Organização Pan-Americana da Saúde / Organização Mundial da Saúde, área de Preparativos para Casos de Desastres (PED/OPAS/OMS), área de Desenvolvimento Sustentável e Saúde Ambiental (SDE/OPAS/OMS) e a Representação da OPAS/OMS no Brasil.

Ministério da Saúde do Brasil, área de Vigilância em Saúde Ambiental relacionada aos Acidentes com Produtos Perigosos – VIGIAPP da Coordenação Geral de Vigilância em Saúde Ambiental – CGVAM e a Coordenação Geral de Urgência e Emergência – CGUE.

Ministério da Saúde da Argentina, mediante o “Programa Nacional de Prevenção e Controle de Intoxicações – Departamento de Saúde Ambiental - Direção Nacional de Determinantes de Saúde e Pesquisa”.

Links relacionados
 
Curso Prevenção, Preparação e Resposta a Emergências e Desastres Químicos

http://www.bvsde.paho.org/cursode/e/index.php

Agenda online: acesse a lista de participantes, as apresentações utilizadas

http://www.eventos.bvsalud.org/agendas/cursoemergencias/

Fotos do evento

http://fotolog.cursoemergencias.bvsalud.org/

Campus Virtual em Saúde Pública

http://www.campusvirtualsp.org/

Nota elaborada por BIREME/OPAS/OMS

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19 • CEP: 70800-400 • Brasília, DF
Telefones: +55-61  3251-9595
e-mail@bra.ops-oms.org