Skip to content

Sobre Gestão do Conhecimento

Imprimir E-mail

Gestão do Conhecimento em Saúde no Brasil: Avanços e Perspectivas 

Gestão do Conhecimento

 

Redes

Grupos ótimos: um modelo de gestao participativa para o desenvolvimento institucional das representacoes e centros da OPAS/OMS 

Grupos ótimos

 Red de Centros Colaboradores de la OPAS/OMS en Brasil: Potencialidades y Perspectivas

Centros Colaboradores

Gestão da Informação  |  Tradução de Conhecimento  |  Recursos Humanos  |  Propriedade Intelectual

A aplicação do conhecimento no contexto institucional é almejada para se alcançar um cenário de inteligência organizacional de forma sustentável, diferente da prática de somente acumular conhecimento sem aplicá-lo. Significa, então, trabalhar com os ativos intangíveis que gerem valor para a organização – processos de captação, estruturação, transmissão da informação e do conhecimento, que evidenciam a importância da comunicação interna e interinstitucional. De forma geral, gestão do conhecimento simboliza a capacidade de gerar resultados.

Para entender os fundamentos e as práticas da Gestão do Conhecimento, aplicados à Saúde, é fundamental começar a desenvolver capacidades e aptidões, para que o pessoal profissional encarregado possa desempenhar suas tarefas dentro de sua instituição e com competências para trabalhar em rede com a finalidade de compartilhar informação. 

 

Acesse aqui

"Em nosso entender a Gestão do Conhecimento só se faz possível mediante a pré-existência de conteúdos produzidos e circulantes entre os sujeitos, instituições ou organizações que delas se originem informações, saberes e fazeres. E o compromisso de produzir conteúdos colaborativa e interativamente só se observa entre aqueles que se desafiam não somente a compartilhar, mas também a reconstruir  conceitos preestabelecidos, com a finalidade de que esse conhecimento sistematizado se torne em ação comunicativa de fato".

Profa. Dra. Ana Valéria M. Mendonça 

O Ministério da Saúde e a OPAS Brasil por meio de vários fóruns e debates nos últimos anos publicou informações que servirão de base para confirmar a necessidade do trabalho em rede e incentivar as instituições para colaborar com projetos de interesse comum e garantir sustentabilidade e um desenvolvimento competitivo com fundamentação no que á a gestão do conhecimento.

 

Acesse aqui

"A gestão do conhecimento é uma ação vinculada a uma série de atividades e perpassa todas as áreas envolvidas com a saúde. Nesse sentido, é necessário adotar metodologias comuns capazes de provocar uma convergência, assim como considerar as interfaces e a composição do processo no campo da tecnologia, da comunicação, da educação, da difusão cultural. Trata-se de um processo não linear, dinâmico, configurado pelas diferentes variáveis presentes no contexto e concretizado por uma série de iniciativas que vêm sendo desenvolvidas pelo Ministério da Saúde: o Sistema Nacional de Informação em Saúde; a ouvidoria; o portal com a rádio web; a sala de situação da saúde; a Biblioteca Virtual em Saúde; o Centro Nacional de Vigilância em Saúde; o Cartão Nacional de Saúde; o Telessaúde; o portal do conhecimento da Agência Nacional de Vigilância da Saúde (ANVISA); o Bulário Eletrônico; o Canal Saúde e a Vídeo-distribuidora; a Rede de Bibliotecas da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ); interfaces com os conselhos de saúde que vêm desenvolvendo trabalho importante pelo Pacto pela Democratização e Qualidade da Informação em Saúde com foco no Controle Social".

Márcia Helena Gonçalves Rollemberg

Figura 2. Modelo básico de gestión del conocimiento (D’Agostino-Ruggiero, 2010)

Com base no exposto, os benefícios que conduzem ao desenvolvimento de capacidades entre as instituições por meio da gestão do conhecimento servirão para o compartilhamento e troca de experiências exitosas em diferentes setores da saúde, e assim poder identificar as áreas de oportunidade e implementação de melhorias de maneira focalizada. 

Artigos recomendáveis disponíveis em texto completo:

Última atualização em Sex, 09 de Julho de 2010 11:30

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 613-251-9595