Página inicial II Workshop Web 2.0

Jornada Científica beneficia cidades e traz conhecimento a estudantes

Imprimir E-mail

Sample ImageRealizada todo mês de janeiro, desde 2003, em uma cidade com índices de saneamento básico precários, a Jornada Científica dos Acadêmicos de Farmácia e Bioquímica da USP (Universidade de São Paulo) é uma oportunidade para que seus integrantes exercitem parte da teoria aprendida em sala de aula. O projeto, financiado pela iniciativa privada e pela Universidade, caracteriza-se por exercer a atenção farmacêutica, quando o profissional atua junto à sociedade e esclarece dúvidas sobre doenças, remédios, cuidados de saúde, saneamento básico e higiene.

Seu traço marcante, porém, é a realização de exames parasitológicos e de anemia em crianças de uma faixa etária pré-estabelecida e de hipertensão e diabetes na população em geral.  Os resultados são usados para orientar a população local sobre como prevenir os problemas encontrados, além de serem divulgados na faculdade. “É um trabalho muito sério e confiável, que visa à melhoria da qualidade de vida da população”, afirma Jorge Mancini Filho, diretor da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP. 

Sample Image

Entre os dias 10 e 26 de janeiro de 2010, o projeto estará presente em Córrego Fundo, município no sul de Minas Gerais. Os “jornadeiros”, como são chamados seus participantes, trabalharão em dois grupos: o de campo, que aplicará questionários sócio-econômicos e convidará os habitantes a participar dos exames, e o de laboratório, responsável por suas análises. Para selecionar seus integrantes a Jornada realiza treinamentos anuais com aulas práticas e teóricas sobre anemia, colesterol, diabetes, hipertensão e parasitologia. Os candidatos mais aptos são selecionados.

Sample ImageOutra característica do projeto é prezar por sua continuidade. Uma mesma região pode receber até cinco visitas de acordo com sua necessidade e aceitação pelos habitantes. Treinamentos dos agentes de saúde, baseados em aulas expositivas e rodas de debate, também ocorrem para que o trabalho da Jornada não seja interrompido quando ela deixar a cidade. Segundo o secretário municipal de saúde de Córrego Fundo, Nivaldo César da Silveira, a capacitação dos agentes é muito importante para o município, que receberá o projeto pela terceira vez no próximo ano.

Sample ImagePor usufruírem de uma entidade pública, os estudantes de farmácia e bioquímica da USP encontram em iniciativas como a Jornada Científica uma forma de devolver, com seus conhecimentos técnicos, um serviço à população. Giulianne Suya Goto, aluna do primeiro ano, afirma: “Quero fazer parte do projeto porque há enriquecimento pessoal e é um bem que fazemos para a sociedade, que investe em nós para estarmos em uma faculdade pública”.

 

Matéria enviada por Juliana Cruz
Jornalismo - ECA/USP
Assessoria de Imprensa
Empresa Júnior de Jornalismo - J.Júnior

Última atualização em Qua, 14 de Outubro de 2009 17:30
 

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 613-251-9595

© Pan American Health Organization. All rights reserved.