Home Publications Sistema informático perinatal (SIP): historia clinica perinatal: instruçðes de preenchimento

Sistema informático perinatal (SIP): historia clinica perinatal: instruçðes de preenchimento

PDF Print E-mail
Monday, 03 May 2010 14:26

Montevidéu: CLAP/SMR; 2010. (CLAP/SMR. Publicaçăo Cientifica; 1572-03)
ISBN 978-92-75-73062-1.

Sistema informático perinatal (SIP): historia clinica perinatal: instruçðes de preenchimento Os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio das Nações Unidas colocaramnos perante um grande desafio, no que diz respeito ao monitoramento dos indicadores das metas sobre saúde sexual e reprodutiva. Os sistemas de informação devem estar orientados a facilitar a consecução destes compromissos, além de garantir a qualidade das prestações fornecidas.

icon Texto Completo (3.74 MB)  Español  English  Francais

Essa qualidade no atendimento sustenta-se na organização dos serviços em um sistema de informação adequado, que deve contar com uma Histórica Clínica apropriada e um fluxo da informação que garanta àquele que atender o caso, o acesso a todos os dados que se fizerem necessários, em qualquer lugar ou circunstância.

O SIP está constituído por um grupo de instrumentos, originalmente desenhados para uso nos serviços de obstetrícia e neonatologia. Estes instrumentos estão constituídos pela História Clínica Perinatal (HCP), a caderneta perinatal, o formulário de aborto, o partograma, hospitalização neonatal, enfermagem neonatal, e os programas de coleta e processamento local de dados.

O SIP permite que, na própria maternidade, os dados da HCP possam ser entrados numa base de dados, criada com o programa do SIP, produzindo-se, dessa forma, relatórios locais. Em nível de país ou regionalmente, as bases de dados de várias maternidades podem ser consolidadas e analisadas, com uma abordagem local ou regional, para descrever a situação de diversos indicadores, no tempo, por áreas geográficas, redes de serviços ou outras características populacionais específicas. Em nível central, a HCP transforma-se em um instrumento útil para o acompanhamento de eventos materno-neonatais e para a avaliação de programas nacionais e regionais.

Neste documento, o CLAP/SMR apresenta a última versão da HCP e formulários complementares desenvolvidos como instrumentos que buscam atender as atuais prioridades da região. Para facilitar a capacitação e utilização destes documentos, este manual procura orientar os usuários do SIP em relação aos termos, definições e formas de obter dados clínicos válidos.

O formulário complementar para mulheres em situação de aborto tem como objetivo melhorar os registros de aborto, conhecer melhor a epidemiologia e reduzir a morbidade e mortalidade de mulheres por aborto.

Os formulários complementares para a hospitalização neonatal e a planilha diária de cuidados objetivam o registro do atendimento quando se requer de cuidados por enfermagem especializada.

 

Avda. Italia # Hospital de Clinicas Piso 16 - Montevideo-Uruguay CP 11100.

Tel.: + 598-2 487-2929 Fax:+598-2 487-2593 - Email: postmasterCLAP@clap.ops-oms.org