Skip to content

Infecções perinatais transmitidas de mãe para filho durante a gravidez

PDF Print E-mail
Sunday, 02 May 2010 23:00

Infecções perinatais transmitidas de mãe para filho durante a gravidezCentro Latino-Americano de Perinatologia / Saúde da Mulher e Reprodutiva, Fundação March of Dimes
Montevideú: CLAP/SMR; 2010
ISBN: 978-92-75-72942-7

icon Texto Completo  Español   English

 
           Triptico            icon Texto Completo  Español   English

Este manual apresenta uma revisão da informação atualizada sobre as doenças infecciosas mais freqüentes que podem ser transmitidas da mãe para seu bebê durante a gravidez, parto ou pelo aleitamento materno.

Um resumo desta informação destaca dados básicos sobre o agente etiológico, a doença, o impacto dos problemas causados pela doença na mãe e em seus filhos, aspectos epidemiológicos e como manejar a doença. Destacam-se principalmente as medidas de prevenção, rastreamento quando existem procedimentos possíveis, e a análise detalhada das intervenções no período préconcepcional, atenção pré-natal, perinatal e atenção materna e neonatal depois do nascimento.

Dois quadros descrevem os principais componentes para o manejo das doenças de transmissão vertical.

Quadro 1: INFECÇÕES VERTICAIS TRANSMITIDAS DE MÃE PARA FILHO; RASTREAMENTO E INTERVENÇÕES SISTEMÁTICAS Este quadro apresenta para cada agente infeccioso, um resumo das vias de transmissão, do rastreamento materno sistemático, das intervenções nos períodos pré-concepcional e perinatal, do rastreamento sistemático dos recém-nascidos e das intervenções do período pós-natal.

Quadro 2. MEDIDAS UNIVERSAIS PARA PREVENIR INFECÇÕES DURANTE A GRAVIDEZ

Este quadro apresenta um resumo das medidas preventivas que toda mulher deve seguir para evitar uma infecção aguda e o risco de transmitir essa infecção para seu bebê durante a gravidez ou o aleitamento materno. O quadro inclui recomendações específicas relativas ao contato com outros adultos incluindo relações sexuais, produtos com sangue, com crianças, precauções com alimentos, riscos ambientais e ocupacionais.

 

Avenue Italia # Hospital de Clinicas Floor 16 - Montevideo-Uruguay CP 11100.

Tel.: + 598-2 487-2929 Fax:+598-2 487-2593 - Email: postmasterCLAP@clap.ops-oms.org