Skip to content

Noticias anteriores

 | 2013 | 2012 | 2011 | 2010 | 2009 | 2008

Simulação regional de emergência em influenza aviária termina nesta sexta

Rio de Janeiro , 07 de novembro de 2008 - Nesta sexta-feira , dia 07 , termina a Simulação Regional de Influenza Aviária , que começou na última segunda-feira no Centro de Treinamento e Gestão em Emergências Sanitárias (CTGES) , em Panaftosa – OPAS/OMS.

 

O encontro foi organizado pelo Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) em conjunto com Comitê Veterinário Permanente do Cone Sul (CVP) e Panaftosa-OPAS/OMS. Neste projeto , em nível local e regional de prevenção e controle da Influenza Aviária de Alta Patogenicidade , reuniu representantes dos países da região do Cone Sul , entre eles , chefes e/ou profissionais ligados aos serviços Sanidade Animal e Vigilância Epidemiológica e Avícola de seus países.

 

Esta simulação é parte do Projeto de Influenza Aviária e outras Enfermidades Transfronteiriças – CAS/CVPIICA – BM , doação administrada pelo Banco Mundial e implementada pelo IICA. Darío Baumgarten , coordenador técnico do Projeto de IA e outras ENTRAS do IICA , ressaltou que esta simulação no Centro de Treinamento em Panaftosa é apenas uma das atividades desenvolvidas no projeto do IICA em treinamento de diagnóstico de IA. Ele também ressaltou a participação como moderador de Frederik Pluimers , consultor em Saúde Animal na Holanda , que trouxe sua experiência na gestão de situações de emergência com a ocorrência de enfermidades como a Peste Porcina

clássica , Influenza Aviária , Febre Aftosa e BSE , mais conhecida doença da Vaca Louca. Pluimers também atuou como assessor e consultor em crises da IA de Alta Patogenicidade em países como o Egito e indonésia , entre outros da região asiática e do Oriente Médio.

 

A importância da prevenção para a Saúde Pública e a Economia

Jamil Gomes de Souza , diretor do Departamento de Sanidade Animal do Ministério da Agricultura , Pecuária e Abastecimento do Brasil (MAPA) enfatizou que uma simulação neste sentido contribui para um preparo não apenas regional , mas também , local. Afinal o Brasil é um país que produz muito e o impacto comercial , no segmento da economia e da geração de empregos também seria afetado , interferindo na Saúde Pública e provocando a retração no consumo afetando diretamente a economia.

 

Segundo Albino Belotto , Diretor de PANAFTOSA , este simulacro representa um bom exemplo de cooperação interagencial para apoiar os esforços dos países da região na melhora da saúde animal e saúde pública fortalecendo a capacidade dos organismos internacionais de brindar cooperação técnica aos países.

 

Desta simulação participam além de profissionais de Panaftosa – OPAS/OMS , do IICA e MAPA , o presidente do Conselho Veterinário Permanente do MERCOSUL , Dr. Francisco Múcio e representantes de serviços nacionais de Saúde Animal e Avícola e importantes organismos internacionais como Dr. Osvaldo Ibarra , diretor técnico da Organização Internacional de Epizootias (OIE) , Dr. Antônio Guillerme Machado de Castro pela Associação Latino-Americana de Avicultura (ALA) , do SENASA – Argentina ,

SENASAG – Bolívia , SAG – Chile , o SENACSA – Paraguai , e MGAP – Uruguai.

 

 

Última actualización el Martes 20 de Diciembre de 2011 11:43
NOTICIAS 2010

Salud Pública Veterinaria - Centro Panamericano de Fiebre Aftosa
Av. Governador Leonel de Moura Brizola (antigua Av. Pres. Kennedy), São Bento  -  Zip Code: 25045-002 - Duque de Caxias, RJ - Brasil
Código de País/Ciudad: +55 21 Tel: 3661 9000 | Fax: 3661 9001 |  IP

Dirección del Laboratório de Referencia
 Av. Romulo Joviano, s/n - CEP 33600-000 - Pedro Leopoldo - MG - Brasil  -  Tel.: (5521) 3661-9064 - (5531) 3660-9649