Skip to content

Reunión discute las perspectivas de la FA en el Cone Sul y la visión de PANAFTOSA sobre los avanzos

Imprimir

Rio Grande do Sul, setembro de 2010 - A reunião patrocinada pela Sociedade de Veterinária do Rio Grande do Sul aproveitou a ocasião da 33ª. Exposição Agropecuária de Esteio para discutir as “Perspectivas de Erradicação da Febre Aftosa no Extremo Sul da America, Argentina, Brasil, Uruguai e PANAFTOSA-OPS/OMS”.

 

O encontro , realizado na sede administrativa da Secretaria Estadual da Pecuária, Pesca de Agricultura – SEAPPA/RS, contou com a presença dos diretores de saúde animal da Argentina, do Brasil e do Uruguai, do Diretor de PANAFTOSA, Dr. Ottorino Cosivi, além de representantes do setor primário agropecuário, de transformação, da indústria veterinária, fundações e sociedades profissionais.

 

O Secretario Gilmar Tietbohl , foi representado na abertura  pelo sub secretario Dr. Ony Lacerda, que remarcou a importância de se discutir o tema da erradicação da doença e em especial das ações tendentes a conseguir esse estatus, que orientem as ações futuras  que incluem, entre outras, a suspensão da vacinação. 

 

As apresentações versaram sobre o estado atual do combate à febre aftosa no Cone Sul e sobre a visão de PANAFTOSA sobre os avanços observados no decorrer da execução do Plano Hemisférico de Erradicação da Febre Aftosa 1988-2009 -PHEFA e sobre as estratégias previstas na nova versão do PHEFA.

 

O seminário concluiu com uma  visão geral de que há interesse em seguir discutindo o problema e há concordância em que se deve avaliar os pré requisitos para a modificação de estatus. A estratégia deve incluir as responsabilidades do setor publico e do setor privado, de acordo com as linhas programáticas de um Plano Hemisférico para a próxima década que será desenvolvido sob a orientação de PANAFTOSA-OPS/OMS.

Última actualización el Martes 20 de Diciembre de 2011 11:44

   
Comunidades

 

Salud Pública Veterinaria - Centro Panamericano de Fiebre Aftosa
Av. Governador Leonel de Moura Brizola (antigua Av. Pres. Kennedy), São Bento  -  Zip Code: 25045-002 - Duque de Caxias, RJ - Brasil
Código de País/Ciudad: +55 21 Tel: 3661 9000 | Fax: 3661 9001 |  IP

Dirección del Laboratório de Referencia
 Av. Romulo Joviano, s/n - CEP 33600-000 - Pedro Leopoldo - MG - Brasil  -  Tel.: (5521) 3661-9064 - (5531) 3660-9649