PANAFTOSA. Centro Panamericano de Fiebre Aftosa

Skip to content



Destacados

Las noticias más recientes

1º Simulado de Emergência Sanitária em febre aftosa e outras enfermidades

Rio de Janeiro , 12 de agosto de 2009

 

 

Centenas de profissionais brasileiros e bolivianos participam do 1º Simulado de Emergência Sanitária em Febre Aftosa e outras Enfermidades Vesiculares para ações necessárias de emergência sanitária em doenças de bovinos , com enfoque para a febre aftosa , na região da fronteira do Estado de Mato Grosso com a República da Bolívia , num raio de 15 quilômetros onde estão localizados quatro assentamentos rurais e barreiras sanitárias. Mato Grosso está há 14 anos livre da febre aftosa , mas com vacinação.

 

As ações do simulado tiveram início no dia 7 e o encerramento é nesta sexta-feira , (14.08). Este é o primeiro exercício de simulação da febre aftosa realizado nas Américas. Um Grupo Nacional de Emergência Sanitária de Saúde Animal foi criado com a participação de Mato Grosso , Paraná e Rio Grande do Sul. No Paraná , o exercício simulado de campo em emergência sanitária como foco a gripe aviária foi realizado em julho e terminou no dia 31. No Rio Grande do Sul a simulação de emergência sanitária foi em suínos , com enfoque na peste suína clássica (gripe suína) , terminou em 10 de julho.

 

Este evento está sob a coordenação do Centro Panamericano de Febre Aftosa (Panaftosa-OPAS/OMS) , em parceria com o Ministério da Agricultura , Ministério da Defesa e o governo do Estado de Mato Grosso cujo objetivo é reproduzir o mais fielmente possível as ações do governo brasileiro frente a um foco da doença Febre Aftosa , com todas as implicações decorrentes de uma emergência dessa natureza e magnitude , que pode interferir na economia do Estado e do País. O Ministério da Defesa fornece apoio operacional às ações com sistema de comunicações por satélite que permite troca de informações entre os participantes do simulado e a central do Ministério da Agricultura , em Brasília/DF.

 

O Termo de cooperação técnica firmado entre o Ministério da Agricultura , Pecuária e Abastecimento e o Panaftosa OPAS/OMS tem como objetivo o treinamento dos participantes do sistema nacional de saúde animal para respostas rápidas e efetivas , à possíveis ameaças. O Departamento de Saúde Animal , da Secretaria de Defesa Agropecuária (DSA/SDA) já notificou a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) sobre o treinamento.

 

Participam deste treinamento médicos-veterinários representantes do Mapa , do Serviço Nacional de Sanidade Agropecuária (SENASAG/Bolívia) , do Panaftosa - OPAS/OMS e órgãos estaduais responsáveis pela defesa sanitária animal de 12 unidades federativas: Acre , Mato Grosso , Mato Grosso do Sul , Tocantins , Rondônia , Distrito Federal , Minas Gerais , São Paulo , Santa Catarina , Sergipe , Rio Grande do Sul e Piauí e a operção conjunta conta com representantes do Ministério da Defesa , agentes do Grupo Especial de Segurança de Fronteira , (GEFRONMT) , agentes fiscais e psicólogo.

 

 

 

Última actualización el Martes 20 de Diciembre de 2011 11:44
 

Educación a distancia

   
Curta nuestro Facebook y reciba todas las informaciones del Día Mundial de Luta contra la Rabia de 2014


Salud Pública Veterinaria - Centro Panamericano de Fiebre Aftosa
Av. Governador Leonel de Moura Brizola (antigua Av. Pres. Kennedy), São Bento  -  Zip Code: 25045-002 - Duque de Caxias, RJ - Brasil
Código de País/Ciudad: +55 21 Tel: 3661 9000 | Fax: 3661 9001 |  IP

Dirección del Laboratório de Referencia
 Av. Romulo Joviano, s/n - CEP 33600-000 - Pedro Leopoldo - MG - Brasil  -  Tel.: (5521) 3661-9064 - (5531) 3660-9649