A Secretaria de Vigilância em Saúde/SVS, como o apoio da OPAS/OMS no Brasil, realizou no período de 11 a 14 de novembro de 2013, em Brasília, as Reuniões Macrorregionais para Prevenção e Controle da dengue.

As reuniões tiveram o objetivo de iniciar a discussão e preparação para o enfrentamento desta doença no verão 2013/14 no país. Participam das reuniões o Secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa; o Secretário de Atenção à Saúde/SAS, Helvécio Magalhães; o Diretor do Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis - DEVIT, Cláudio Maierovitch Pessanha Henriques; o Coordenador da Unidade Técnica de Doenças Transmissíveis e Analise de Situação de Saúde – OPAS/OMS, Enrique Vazquez; O Coordenador-Geral do PNCD, Giovanini Coelho; Secretários e técnicos dos municípios, técnicos do Ministério da Saúde e OPAS/OMS, dentre outros.

As apresentações realizadas pelo Secretário de Vigilância em Saúde e técnicos do Ministério da Saúde e Secretarias Estaduais de Saúde incluíram os seguintes temas: balanço da situação epidemiológica e estratégias de preparação para 2014; plano de contingência nacional; organização da rede de assistência em situação de epidemias de dengue; atualização das estratégias de controle do Aedes aegypti , apresentações da situação epidemiológica dos estados e planos de contingência estaduais.

A OPAS/OMS considera importante esse processo de preparação e mobilização das esferas de gestão do SUS no enfrentamento deste importante agravo, e reitera sua parceria com o Governo Brasileiro neste sentido.