Segundo Boletim Epidemiológico do Centro de Vigilância Epidemiológica “Prof. Alexandre Vranjac” de São Paulo (CVE/SP), o estado registrou 234.056 casos suspeitos de dengue em 2015 (até a 12ª semana epidemiológica), representando um aumento significativo em relação ao mesmo período em 2014, distribuído em 98% dos municípios.

Neste contexto, e com a necessidade de envolvimento dos profissionais de saúde no enfrentamento a dengue em São Paulo, visitas técnicas a 21 municípios foram realizadas com representantes do Ministério da Saúde e da OPAS/OMS no Brasil do Programa Mais Médicos para identificar a situação dos serviços de saúde, o número de atendimentos e para a apresentação de atividades estratégicas buscando prevenir e controlar os casos de dengue.

Nas visitas, 112 médicos cubanos do Programa Mais Médico distribuídos em 21 dos municípios afetados, atenderam ao pedido, de representantes do Ministério da Saúde, da OPAS/OMS no Brasil e Secretários de Saúde Municipais, de adiar as férias previstas para o mês de abril, com o objetivo de continuar apoiando os atendimentos à população e as medidas de prevenção e controle da dengue. Esse reforço comtempla municípios de alta incidência, como Sorocaba (778 casos / 100.000 Hab), Mogi Guaçu (724 casos / 100.000 Hab), Ourinhos (634 casos / 100.000 Hab), Limeira (608 casos / 100.000 Hab), Birigui (525 casos / 100.000 Hab), Caraguatatuba (424/100.00 Hab) entre outros.


Os médicos cubanos e demais profissionais de saúde dos 21 municípios visitados trabalharam durante um ano e nos últimos quatros meses de forma intensa em atividades relacionadas diretamente com o enfrentamento de dengue.  As autoridades e fundamentalmente à população assistida pelos médicos cubanos reconhecem o trabalhado desenvolvido e os enxergam como uma garantia ao acesso aos serviços de saúde e atendimento de qualidade na resolução dos seus problemas de saúde.

Mais informações:

Ministério da Saúde. Dengue

Boletim Epidemiológico do Centro de Vigilância Epidemiológica “Prof. Alexandre Vranjac” de São Paulo (CVE/SP)