#DiaLaranja - OPAS/OMS

Brasília, 25 de junho de 2015 - A campanha UNA-SE pelo Fim da Violência Contra as Mulheres, do Secretário-Geral das Nações Unidas, proclamou o dia 25 de cada mês como um Dia Laranja. Em todo o mundo, agências das Nações Unidas e organizações da sociedade civil utilizam esse dia para dar mais visibilidade às questões que envolvem a prevenção e a eliminação da violência contra mulheres e meninas. Nesse mês de junho, a mensagem da campanha é “Onde estão os financiamentos que podem ajudar a eliminar a violência contra mulheres e meninas?” (clique na imagem para ampliá-la).

#DiaLaranja - OPAS/OMSBrasília, 25 de junho de 2015 - A campanha UNA-SE pelo Fim da Violência Contra as Mulheres, do Secretário-Geral das Nações Unidas, proclamou o dia 25 de cada mês como um Dia Laranja. Em todo o mundo, agências das Nações Unidas e organizações da sociedade civil utilizam esse dia para dar mais visibilidade às questões que envolvem a prevenção e a eliminação da violência contra mulheres e meninas. Nesse mês de junho, a mensagem da campanha é “Onde estão os financiamentos que podem ajudar a eliminar a violência contra mulheres e meninas?” (clique na imagem para ampliá-la).

E no dia de hoje, 25 de junho:
A Fundação Parque Tecnológico Itaipu (FPTI) e a comunidade de Foz do Iguaçu aderem ao Movimento #ElesPorElas de Solidariedade da ONU Mulheres pela igualdade de gênero. http://www.onumulheres.org.br/elesporelas/
Saiba mais sobre a Campanha UNA-SE

A Campanha UNA-SE para por fim à violência contra as mulheres é um marco de ação integral para prevenir e eliminar a violência contra mulheres e meninas em todas as partes do mundo. Foi lançada pelo Secretário-Geral das Nações Unidas em fevereiro de 2008, com o objetivo de gerar mais consciência pública e incrementar a vontade política e os recursos designados a prevenir e responder à violência contra mulheres e meninas. Para isso, o Secretário-Geral Ban Ki-moon faz um chamado a governos, sociedade civil, meios de comunicação, setor privado, a jovens, homens e mulheres, a somar esforços para por fim à violência contra as mulheres e meninas.

Até o final de 2015, a UNA-SE pretende atingir os cinco objetivos em todos os países:
• Adotar e fazer cumprir leis nacionais para combater e punir todas as formas de violência contra mulheres e meninas.
• Adotar e implementar planos de ação nacionais multissetoriais.
• Fortalecer a coleta de dados sobre a propagação da violência contra mulheres e meninas.
• Aumentar a consciência pública e a mobilização social.
• Erradicar a violência sexual em conflitos.

Por que dia 25?

O dia 25 tem como referência a data de 25 de novembro. Em 1999, a Assembléia Geral das Nações Unidades escolheu o 25/11 como o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres. O dia é uma lembrança do 25 de novembro de 1960, quando as três irmãs Mirabal, ativistas políticas na República Dominicana, foram assassinadas a mando do ditador Rafael Trujillo.