No dia 28 de janeiro de 2016 foi assinado o Protocolo de Intenções para Cooperação Técnica entre a Organização Pan-Americana de Saúde/Organização Mundial de Saúde (OPAS/OMS) e o Conselho Federal de Farmácia (CFF), para o desenvolvimento conjunto de projetos voltados à promoção do uso racional e seguro de medicamentos, a partir da prática clínica e da gestão farmacêutica. O ato solene ocorreu durante a cerimônia de entrega da Comenda do Mérito Farmacêutico.

O protocolo propiciará capacitação a farmacêuticos e outros profissionais de saúde para que possam aprimorar suas práticas profissionais visando à promoção do uso racional e seguro de medicamentos; promoverá a elaboração de material técnico-científico relacionado ao objeto do protocolo; permitirá a realização de eventos (oficinas, reuniões, seminários, simpósios) de modo a promover o uso racional e seguro de medicamentos; e possibilitará a contratação de mão-de-obra especializada necessária à execução de atividades que levem ao alcance dos objetivos citados.


Na ocasião, assinaram o referido Protocolo o coordenador da Unidade Técnica de Medicamentos e Tecnologias em Saúde da OPAS/OMS, Dr. José Maria Parisi, o presidente do CFF, Walter João, o assessor da presidência do CFF, Dr. Tarcísio Palhano. Também estiveram presentes os consultores da OPAS/OMS, Dr. Felipe Dias Carvalho e Dr. André Lacerda Ulysses de Carvalho.