redenutri portfolio31 de outubro de 2016 – A Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) lançou o portfólio da Rede de Alimentação e Nutrição do Sistema Único de Saúde (RedeNutri), um espaço virtual de troca de informações e experiências sobre o tema, durante o XXIV Congresso Brasileiro de Nutrição (CONBRAN). O evento terminou neste sábado (29), em Porto Alegre, Rio Grande do Sul.

A RedeNutri é resultado de uma parceria entre a OPAS/OMS, o Ministério da Saúde do Brasil e o Observatório de Políticas de Segurança Alimentar e Nutrição (da Universidade de Brasília). O espaço é parte da Biblioteca Virtual de Saúde, modelo de gestão da informação e conhecimento operado regionalmente e globalmente pelo Centro Latino Americano de Informação em Ciências da Saúde (BIREME), vinculado à OPAS/OMS.

Atualmente, a RedeNutri conta com mais de 35 mil usuários, entre nutricionistas, estudantes, pesquisadores, professores, gestores e diversos outros profissionais do setor público e privado, além de organização não governamentais. A presença dessa variedade de participantes tem qualificado os debates e as proposições. Por exemplo, os professores podem utilizar o espaço para indicarem cursos online, exibirem vídeos, analisarem casos didáticos. Os alunos têm acesso a diversas publicações recentes e gratuitas, além de outros materiais de ensino. Os gestores e outros profissionais podem utilizar os recursos da RedeNutri para formação, atualização e educação permanente.

De acordo com a consultora de nutrição da OPAS/OMS no Brasil, Alice Medeiros, a participação é aberta. Só é necessário um cadastro. “Todos os participantes podem contribuir com a Rede, compartilhando suas ideias por meio de textos, notícias, vídeos, relatos de experiências, fóruns, entre outras atividades. Uma equipe de moderação busca garantir que o debate seja sempre respeitoso, democrático e ético”, explica Alice.

Acesse as publicações apresentadas pela OPAS/OMS durante o Congresso XXIV Congresso Brasileiro de Nutrição: