conferencia sanitaria 2822 de setembro de 2017 – Ministros da Saúde de todas as Américas se reunirão na próxima semana, na sede da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), para definir políticas de saúde pública, que abordem os principais desafios e orientem a cooperação técnica da organização em cada país.

Na 29ª Conferência Sanitária Pan-Americana, a ser realizada de 25 a 29 de setembro na sede da organização em Washington, D.C. (Estados Unidos), os Estados membros da OPAS também elegerão o próximo Diretor da Repartição Sanitária Pan-Americana, o secretariado da OPAS. A pessoa eleita assumirá um mandato de cinco anos em 1º de fevereiro de 2018. Dominica apresentou a candidatura de Carissa F. Etienne, que é diretora da OPAS desde 2013. Ela é a única candidata que foi apresentada e, conforme o regulamento, pode renovar seu mandato por mais cinco anos.

Além disso, será apresentada a edição do informe Saúde nas Américas+2017, que atualiza a situação de saúde na região e em cada um dos 52 países e territórios das Américas. O relatório descreve os progressos e os desafios dos países para alcançar uma melhoria na saúde da região.

As autoridades regionais de saúde também discutirão uma estratégia para fortalecer o papel dos recursos humanos em saúde para alcançar o acesso universal à saúde, uma estratégia e um plano de ação para fortalecer o controle do tabagismo nas Américas, uma política sobre etnia e saúde, bem como um plano de ação para a sustentabilidade da eliminação do sarampo, da rubéola e da síndrome da rubéola congênita e outro para fortalecer a coleta de estatísticas vitais.

Na sessão de abertura da Conferência, segunda-feira (25), contará com falas de Etienne; do diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus; do secretário do Departamento de Saúde e dos Serviços Humanos dos Estados Unidos, Thomas E. Price; e Nickolas Steele, ministro da Saúde e Segurança Social de Granada, presidente cessante da Conferência Sanitária Pan-Americana, entre outros.

O relatório da OPAS que destaca as realizações e os desafios da saúde pública nos últimos cinco anos também será apresentado às delegações dos países. Também será discutida a Agenda de Saúde Sustentável das Américas, que foi desenvolvida pelos próprios países e servirá de marco para o trabalho regional alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável de 2030.

Os ministros também considerarão dois informes finais sobre o impacto da violência na saúde das populações nas Américas e sobre a estratégia e o plano de ação para o controle do câncer cervical. Além disso, as autoridades de saúde discutirão relatórios de progresso sobre questões como epilepsia, saúde mental, deficiência e reabilitação, assistência humanitária, cooperação para o desenvolvimento da saúde, entre outros.

Durante a semana, serão realizados vários eventos paralelos a respeito de temas como equidade e desigualdades na saúde na região das Américas; mudanças climáticas e saúde; migrantes e saúde; fortalecimento dos serviços de saúde para melhorar o manejo das doenças não-transmissíveis; políticas para promover uma alimentação saudável; e segurança no trânsito.

A Conferência Sanitária Pan-Americana é a autoridade suprema da OPAS e se reúne de cinco em cinco anos para determinar suas políticas e prioridades. Também atua como um fórum para o intercâmbio de informações e ideias sobre prevenção de doenças, preservação, promoção e recuperação da saúde física e mental.

A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) trabalha com os países das Américas para melhorar a saúde e a qualidade de vida de suas populações. Fundada em 1902, é a organização internacional de saúde pública mais antiga do mundo. Atua como o escritório regional da OMS para as Américas e é a agência especializada em saúde do sistema interamericano.

O que: Abertura da 29ª Conferência Sanitária Pan-Americana da OPAS
Quando: segunda-feira, 25 de setembro de 2017, às 9 horas (horário de Washington D.C.)
Onde: sede da OPAS (525 23rd Street, NW, Washington, D.C.)
Link para participar virtualmente: https://livestream.com/pahotv/29PASC