40º Aniversário da Declaração de Alma-Ata: Processo de consulta pública

No 40º aniversário da Declaração de Alma-Ata, a Organização Mundial da Saúde, em coordenação com o UNICEF e o Ministério da Saúde do Cazaquistão, está organizando uma conferência global sobre Atenção Primária à Saúde a ser realizada em 25 e 26 de outubro de 2018 no Cazaquistão. Durante essa conferência, será apresentada a nova Declaração sobre Atenção Primária à Saúde, que foi inspirada na Declaração de Alma-Ata original.                  

É de especial importância sabermos se, do ponto de vista dos Estados Membros, da sociedade e dos interessados em geral, essa nova Declaração engloba as realidades de seus países e identifica os desafios futuros para o avanço rumo à saúde para todos.                  

Com base no texto anexo, lhe convidamos a responder as seguintes perguntas:  

1. V. S.ª tem alguma observação a respeito dos critérios (página 1 do texto) que orientaram a redação do texto?

3. V. S.ª considera que a visão desta Declaração capta adequadamente as necessidades atuais em APS?

4. V. S.ª considera que a visão desta Declaração expressa adequadamente os vínculos entre APS, Cobertura Universal de Saúde e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)?

5. V. S.ª considera que os fatores que promovem sucesso estão bem explicados no documento?

6. V. S.ª considera apropriada a descrição dos desafios atuais?

7. V. S.ª omitiria ou adicionaria algo à expressão: "Para enfrentar os desafios atuais e aproveitar as oportunidades para um futuro saudável, devemos…”?

8. V. S.ª considera que a conclusão do documento inclui todas as ações e elementos essenciais? Considera este documento motivacional e inspirador?

9. Outras observações:

10. Ao enviar o formulário, os participantes devem consentir com o uso, pela OMS, de seus comentários e informações inseridas.                  

As respostas para cada uma das perguntas acima e outras observações a respeito da Declaração devem ser apresentadas no formulário online da OMS, acessível no link https://extranet.who.int/dataform/789466?lang=en, até o dia 22 de julho de 2018 (23h59 em Genebra, ou 18h59 em Brasília). Os comentários podem ser enviados em qualquer idioma, inclusive português.  

Quaisquer perguntas a respeito do processo de consulta podem ser dirigidas a Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..