40º Aniversário da Declaração de Alma-Ata: Processo de consulta pública
No 40º aniversário da Declaração de Alma-Ata, a Organização Mundial da Saúde, em coordenação com o UNICEF e o Ministério da Saúde do Cazaquistão, está organizando uma conferência global sobre Atenção Primária à Saúde a ser realizada em 25 e 26 de outubro de 2018 no Cazaquistão. Durante essa conferência, será apresentada a nova Declaração sobre Atenção Primária à Saúde, que foi inspirada na Declaração de Alma-Ata original.
É de especial importância sabermos se, do ponto de vista dos Estados Membros, da sociedade e dos interessados em geral, essa nova Declaração engloba as realidades de seus países e identifica os desafios futuros para o avanço rumo à saúde para todos.
Com base no texto anexo, lhe convidamos a responder as seguintes perguntas:
1. V. S.ª tem alguma observação a respeito dos critérios (página 1 do texto) que orientaram a redação do texto?
3. V. S.ª considera que a visão desta Declaração capta adequadamente as necessidades atuais em APS?
4. V. S.ª considera que a visão desta Declaração expressa adequadamente os vínculos entre APS, Cobertura Universal de Saúde e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)?
5. V. S.ª considera que os fatores que promovem sucesso estão bem explicados no documento?
6. V. S.ª considera apropriada a descrição dos desafios atuais?
7. V. S.ª omitiria ou adicionaria algo à expressão: "Para enfrentar os desafios atuais e aproveitar as oportunidades para um futuro saudável, devemos…”?
8. V. S.ª considera que a conclusão do documento inclui todas as ações e elementos essenciais? Considera este documento motivacional e inspirador?
9. Outras observações:
10. Ao enviar o formulário, os participantes devem consentir com o uso, pela OMS, de seus comentários e informações inseridas.
As respostas para cada uma das perguntas acima e outras observações a respeito da Declaração devem ser apresentadas no formulário online da OMS, acessível no link https://extranet.who.int/dataform/789466?lang=en, até o dia 22 de julho de 2018 (23h59 em Genebra, ou 18h59 em Brasília). Os comentários podem ser enviados em qualquer idioma, inclusive português.
Quaisquer perguntas a respeito do processo de consulta podem ser dirigidas a Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..