nisia trindade socorro gross28 de janeiro de 2019 – A representante da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) no Brasil, Socorro Gross, foi convidada pela presidente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Nísia Trindade, para participar do comitê de honra que celebrará em 2020 os 120 anos da Fiocruz.

O convite foi feito na semana passada, durante reunião na sede do escritório do organismo internacional em Brasília. Durante o encontro, elas discutiram a realização de trabalhos conjuntos na área de inovação e tecnologia, bem como cooperação para ajudar o Brasil a alcançar as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Conversaram ainda sobre os vários projetos desenvolvidos pela Fiocruz em parceria com a OPAS/OMS. Entre eles estão o apoio do organismo internacional à instituição de pesquisa brasileira na vigilância ambiental do vírus da pólio e no fornecimento de imunobiológicos para outros países. As instituições também trabalham juntas no desenvolvimento de novas tecnologias de combate aos mosquitos causadores da dengue, zika, chikungunya e febre amarela.

Além disso, a OPAS/OMS e a Fiocruz treinam profissionais de saúde dentro e fora do Brasil, por meio da ativação de redes de ensino e os laboratórios da instituição de pesquisa brasileira determinam anualmente a cepa do vírus da influenza que circula no Brasil. Isso permite que a OMS tome as medidas necessárias para garantir o desenvolvimento de vacinas eficazes em todo o mundo.

Desde que foi nomeada representante da OPAS/OMS no Brasil, no dia 21 de dezembro de 2018, Socorro Gross vem participando de uma série de reuniões com instituições nacionais e subnacionais do país, para fortalecer a saúde da população brasileira.