060619 doacaojapao6 de junho de 2019 – A Embaixada do Japão doou nesta quinta-feira (6) US$ 3,68 milhões a quatro agências das Nações Unidas no Brasil para apoiar o governo brasileiro nas ações de resposta ao fluxo de migrantes no país. São elas a Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), a Agência das Nações Unidas para Migrações (OIM), a Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).

Na cerimônia de assinatura do acordo de cooperação interagencial, estiveram presentes, além de representantes dos organismos internacionais envolvidos, o embaixador do Japão no Brasil, Akira Yamada, e o coordenador residente da ONU no Brasil, Niky Fabiancic.

“O governo japonês disponibilizou o financiamento com o objetivo de assistir de maneira abrangente os migrantes e os brasileiros que os acolhem em suas comunidades”, afirmou Yamada. Os recursos serão distribuídos entre as agências da ONU para a realização de projetos que auxiliarão o governo brasileiro no acolhimento, assistência e proteção dos migrantes em Roraima, Amazonas e Pará.

A OPAS/OMS desenvolverá na capital Boa Vista um projeto para o fortalecimento de capacidades locais para o cuidado em saúde mental e apoio psicossocial à população migrante. A iniciativa conta com três eixos: capacitação para profissionais das áreas da saúde, educação, assistência social e lideranças comunitárias; realização de grupos de ajuda mútua; e atividades de promoção da saúde mental nas escolas.