dia d sarampo 2020 fev14 de fevereiro de 2020 – Os postos de vacinação do Brasil estarão abertos neste sábado (15) para o “Dia D” de mobilização nacional contra o sarampo. O público-alvo são as crianças e jovens de 5 a 19 anos. A Campanha Nacional de Vacinação é apoiada pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e busca proteger a população brasileira dessa doença que, somente em 2018, tirou a vida de 140 mil pessoas no mundo.

A meta do Ministério da Saúde do Brasil é que, até o dia 13 de março, sejam vacinadas 3 milhões de pessoas nesta faixa etária. Para a OPAS, esse tipo de iniciativa é fundamental para ampliar as coberturas vacinais dos países para pelo menos 95% (com duas doses da vacina).

Em 2018, os países mais afetados – aqueles com a maior taxa de incidência da doença – foram a República Democrática do Congo, Libéria, Madagascar, Somália e Ucrânia. Nas Américas, de 1 de janeiro de 2019 a 24 de janeiro de 2020, foram confirmados 20.430 casos de sarampo, incluindo 19 mortes, em 14 países e territórios. São eles: Argentina, Bahamas, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Curaçao, Estados Unidos da América, México, Peru, Uruguai e República Bolivariana da Venezuela.

Para ajudar a controlar a propagação dessa doença, a OPAS tem facilitado a compra pelos países de vacinas seguras e de qualidade por meio de seu Fundo Rotatório. Esse mecanismo de compras internacional oferta 46 tipos de vacinas e apresentações, pré-qualificadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), e disponibiliza 29 produtos da cadeia de frio e seringas.

Além disso, conta com um fundo de capitalização que funciona como uma linha de crédito sem juros para apoiar os países, estados, municípios e outros entes subnacionais em momentos de emergência.

Etapas
As duas primeiras etapas da Campanha Nacional de Vacinação do Brasil ocorreram em 2019: em outubro, para crianças de seis meses a menores de 5 anos de idade; e em novembro, para a população de 20 a 29 anos.

Dando continuidade às ações em 2020, outras duas etapas de mobilização nacional devem ocorrer, além da prevista para este mês de fevereiro: junho a agosto, para reforço do público de 20 a 29 anos de idade; e em agosto para a população de 20 a 59 anos de idade.