teste coronavirus jamaica 220px22 de abril de 2020 – Já desembarcaram em solo brasileiro 500 mil testes para diagnóstico de COVID-19, comprados pelo Ministério da Saúde do Brasil via Fundo Estratégico da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). Esse é o primeiro lote de um total de 10 milhões de testes rápidos adquiridos com recursos do governo brasileiro.

Os testes são do tipo RT-PCR, que detectam se a pessoa está infectada com o coronavírus causador da COVID-19, e serão enviados para a Coordenação de Armazenagem e Distribuição Logística de Insumos Estratégicos para a Saúde (COADI) do Ministério da Saúde, no estado de São Paulo. Em seguida, poderão ser distribuídos conforme planejamento do governo federal. A previsão é que os demais lotes cheguem ao Brasil ao longo das próximas semanas.

A aquisição desses materiais é feita com recursos do governo brasileiro via Fundo Estratégico da OPAS, um mecanismo de compras internacional criado em 2000 para auxiliar os países e territórios das Américas a terem acesso a insumos de alta qualidade para a saúde.

Entre os produtos que podem ser adquiridos por meio do Fundo Estratégico da OPAS estão medicamentos para tratar malária, tuberculose, HIV/aids e Doença de Chagas, além de vermífugos, inseticidas, entre outros.

Os 10 milhões de testes para diagnóstico de COVID-19 foram produzidos pelo laboratório Seegene, da República da Coreia. A aquisição desses materiais via OPAS faz parte dos esforços do Ministério da Saúde do Brasil na busca de novas compras no mercado nacional e internacional para ampliação da testagem do coronavírus no país.

Para apoiar a iniciativa, a Organização Pan-Americana da Saúde tem trabalhado com os principais fabricantes para enfrentar a escassez de testes no mercado e ajudar seus Estados Membros a terem acesso a esses produtos.

Até 21 de abril, foram confirmados 2.397.216 casos e 162.956 mortes por COVID-19 no mundo – sendo 893.119 casos e 42.686 mortes na Região das Américas.

Links
Folha informativa sobre COVID-19

Orientações técnicas sobre COVID-19 para profissionais de saúde

Go.Data: OPAS treina especialistas do Brasil em uso de ferramenta para investigação de epidemias de COVID-19 e outras doenças

Novo coronavírus: Fiocruz, Ministério da Saúde do Brasil e OPAS organizam treinamento em diagnóstico laboratorial para 9 países