220620 globalgoalconcert22 de junho de 2020 – A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) foi escolhida pela Global Citizen como uma das parceiras regionais para as Américas da campanha “United for Our Future” (“Unidos por nosso futuro”, em tradução livre ao português), que busca arrecadar fundos para o desenvolvimento de testes, tratamentos e vacinas contra a COVID-19 e garantir seu acesso equitativo a todos, em qualquer lugar. A campanha também tem o objetivo de mitigar o impacto da pandemia nas pessoas que vivem em situação de pobreza e colocar o mundo novamente em direção aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.

No próximo sábado, 27 de junho, será realizado um grande concerto que fornecerá aos governos, líderes de corporações e filantropos(as) uma plataforma para assumir seus compromissos com a distribuição justa de ferramentas e tratamentos para a COVID-19. Apresentado por Dwayne Johnson, o concerto contará com apresentações de Chloe x Halle, Christine e Queens, Coldplay, J Balvin, Jennifer Hudson, Justin Bieber e Quavo, Miley Cyrus, Shakira, Usher e Yemi Alade. Também haverá aparições de artistas como Charlize Theron, Chris Rock, David Beckham, Derrick Johnson, Diane Kruger, Forest Whitaker, Hugh Jackman, Ken Jeong, Kerry Washington, Nikolaj Coster-Waldau, Olivia Colman, Opal Tometi, Salma Hayek Pinault e outros.

A iniciativa é o próximo passo de “uma maratona” para fortalecer os sistemas globais de saúde e apoiar o trabalho vital de organizações como a OPAS e o Fundo de Solidariedade da Organização Mundial da Saúde (OMS) para responder à COVID-19, juntamente com outras instituições e agências das Nações Unidas.

Como parceira de implementação regional, a OPAS será elegível para receber fundos de doadores – governos, empresas, organizações filantrópicas e público em geral. Além disso, as pessoas também podem doar diretamente à OPAS por meio do site www.paho.org/covid-19-response-fund.

A OPAS está fornecendo liderança crítica e encabeçando os esforços regionais para combater a propagação da COVID-19 na América Latina e no Caribe. A organização está apoiando os países a salvar vidas, desacelerar a propagação da doença e proteger as pessoas mais vulneráveis, incluindo os profissionais de saúde. Por meio de mecanismos bem estabelecidos, a OPAS também facilita a aquisição de equipamento de proteção individual (EPI) e suprimentos médicos essenciais.

O concerto, marcado para 27 de junho, será transmitido por várias emissoras em diversos continentes e transmitido em plataformas como YouTube, Twitter, Yahoo, Apple e Twitch.

A campanha “Global Goal: Unite for our Future” foi lançada no mês passado, sob o patrocínio da presidenta da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen. A campanha, também apoiada pela Bloomberg Philanthropies, pela Fundação Bill & Melinda Gates e pelo Wellcome Trust, centra-se em abordar o impacto da pandemia nos mais vulneráveis e busca recuperar comunidades e economias com liberdade e justiça para todos.

Líderes mundiais de vários países, juntamente com fundações e filantropos, já aderiram à União Europeia (UE) em um chamado por bilhões em investimentos para o desenvolvimento e distribuição equitativa dos testes, tratamentos e vacinas para COVID-19.

Hugh Evans, CEO da Global Citizen, afirmou que “cidadãos globais em todo o mundo estão pedindo mudanças sistêmicas, mudanças que tragam justiça para todos, em qualquer lugar, independentemente de onde nasceram ou da cor de sua pele. Se quisermos acabar com a COVID-19 para todos, precisamos que nossos líderes mundiais comprometam os bilhões de dólares necessários para desenvolver e fornecer equitativamente testes, tratamentos e vacinas. O Concerto trará o conceito secular da música como um motivador para a mudança e a unidade, juntamente com a ciência e os dados, para homenagear os solucionadores de problemas - incluindo médicos, cientistas, trabalhadores de laboratório, trabalhadores essenciais e defensores dos direitos humanos - que estão correndo não apenas para criar a cura para a COVID-19, mas também para garantir que ela esteja disponível para todos que precisam”, acrescentou Evans.

Carissa F. Etienne, diretora da OPAS, disse: “Estamos felizes em participar desta importante campanha que chama a atenção às ações necessárias para ajudar as populações mais vulneráveis a enfrentar os muito difíceis desafios da pandemia de COVID-19. Os fundos que recebemos por meio dessa iniciativa permitirão à OPAS continuar apoiando nossos países em sua resposta à pandemia, especialmente para as pessoas mais afetadas na região das Américas, incluindo populações indígenas e famílias vulneráveis em cidades densamente compactadas.”

A campanha também será apoiada por artistas de todo o mundo, entre eles Adam Lambert, Chloe X Halle, Chris Rock, Coldplay, Dionne Warwick, Femi Kuti, Fher of Maná, Hugh Jackman, Idris e Sabrina Elba, J Balvin, Justin Bieber, Lady Gaga, Lang Lang, Miley Cyrus, Padma Lakshmi, Rachel Brosnahan e Shakira. Esses artistas ajudarão a reunir o público para pedir aos líderes mundiais que comprometam os fundos necessários para garantir acesso equitativo às ferramentas e tratamentos para a COVID-19.

Doe ao Fundo de Resposta à COVID-19 da OPAS

Saiba mais sobre a campanha “Global Goal: Unite for our Future”

­­­­­­­­­