Unidade Técnica Mais Médicos

mais medicos ponta grossa site5 de dezembro de 2016 – A forte contribuição do Programa Mais Médicos para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) brasileiro foi consenso entre os participantes da mesa de abertura de um seminário organizado nesta segunda-feira (5) pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).

Leia mais...

mais medicos quilombo pe25 de novembro de 2016 – A médica cubana Yamila Cuevas Machado chegou ao Brasil em 2013 para trabalhar no Programa Mais Médicos. Alocada no município de Alagoinha, a 225km de Recife, (PE), a médica atuou por um ano no posto de saúde da cidade. Quando voltou de férias do seu primeiro ano, após pedir para a Secretaria de Saúde do município, Yamila conseguiu seu objetivo, que era trabalhar na zona rural, atendendo a população de três remanescentes de quilombos da região: Alverne, Laje do Carrapicho e Bom Sucesso.

Leia mais...

17.11 - kumene site ok17 de novembro de 2016 – Ao chegar à Aldeia Kumenê, localizada no Oiapoque (extremo norte do Amapá), o profissional cubano do Programa Mais Médicos Javier Isbell Lopez Salazar se tornou o primeiro médico fixo da comunidade. Ele começou a atender a população local, formada por indígenas Palikur, em maio de 2014 e logo se deparou com uma das maiores ameaças globais à saúde: o uso excessivo e inadequado de antibióticos. 

Leia mais...

maismedicos erick rey rios garcia28 de setembro de 2016 – A edição de setembro da revista Ciência & Saúde Coletiva apresenta uma série especial de artigos científicos sobre o Programa Mais Médicos. A pesquisa “Monitoramento e avaliação do Projeto de Cooperação da OPAS/OMS com o Programa Mais Médicos: reflexões a meio caminho” – de autoria do representante da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) no Brasil, Joaquín Molina, do coordenador da Unidade Técnica do Mais Médicos, Renato Tasca, e do consultor Julio Suárez – aborda o marco de monitoramento e avaliação da iniciativa, desenvolvido para identificar os avanços na cobertura e qualidade dos serviços de atenção básica oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Leia mais...

maismedicos exposicao26 de setembro de 2016 – Uma exposição fotográfica que ilustra o trabalho dos profissionais do Mais Médicos no Brasil foi inaugurada hoje na sede da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), em Washington D.C., Estados Unidos, no marco do seu 55º Conselho Diretor, que reúne nesta semana as autoridades de saúde do continente.

Leia mais...

maismedicos assinatura26 de setembro de 2016 – A Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) e os Ministérios da Saúde do Brasil e de Cuba oficializaram a renovação por mais três anos do Programa Mais Médicos. A assinatura de um termo de ajuste com o Brasil e de um convênio de cooperação com Cuba foi feita no marco do 55º Conselho Diretor da OPAS, em Washington D.C., nos Estados Unidos.

Leia mais...

maismedicos molina renovacao20 de setembro de 2016 – Brasil e Cuba renovaram o acordo de cooperação, intermediado pela Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS), que prevê a vinda de profissionais cubanos para atuar no Programa Mais Médicos. A ideia é dar continuidade a uma iniciativa que tem levado assistência a milhões de brasileiros. O Mais Médicos foi apontado pelo Escritório das Nações Unidas para a Cooperação Sul-Sul como uma experiência bem-sucedida que seria potencialmente benéfica em qualquer país que decidisse adotá-la.

Leia mais...

mais medicos hanseniase216 de setembro de 2016 – Fundado em 1989, logo após a Assembleia Constituinte, o município de Palmas, no Tocantins, apresentava a terceira maior cobertura do país da Estratégia de Saúde da Família em 2004. Com o Programa Mais Médicos, a cidade saiu de 64% para 100% de cobertura, segundo o secretário executivo de saúde do município, Whisllay Maciel Bastos. “A cidade tem 275 mil habitantes e conta com uma rede de serviços de saúde com 31 unidades. Com a chegada do Programa, conseguimos alcançar a totalidade da cobertura em saúde, o que aconteceu no mês passado”.

Leia mais...

1208 etniasuruipmm16 de agosto de 2016 – Osvaldo García Carrera, 44 anos, profissional cubano do Programa Mais Médicos que atende em 20 aldeias do Polo Base Marabá (PA), nunca havia trabalhado diretamente com populações indígenas. Mesmo com seus 20 anos de experiência em medicina, alguns deles em missão em comunidades pobres da Venezuela, não pôde deixar de se encantar com a nova cultura que estava conhecendo. Ele já está no Brasil há quase três anos e se diz extremamente satisfeito com o trabalho que vem desenvolvendo.

Leia mais...

mais medicos ponta grossa31 de julho de 2016 – Após três anos de criação, o Programa Mais Médicos já é reconhecido como um projeto que ajudou a melhorar a saúde no país. E este êxito alcança diversas regiões do país. A cidade de Ponta Grossa, no Paraná, é um exemplo. Recebeu 60 médicos cubanos pelo programa, celebrando um salto de 40 para 80 equipes de saúde da família no município – o que possibilitou uma cobertura de 85% da população pela atenção primária.

Leia mais...

maismedicos estudocasorn325 de julho de 2016 – Acaba de ser lançado o Estudo de caso do Programa Mais Médicos no Rio Grande do Norte: caminhos percorridos, produções e criações de conhecimento no Semiárido Potiguar, o mais recente volume de uma série produzida pela Representação da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) no Brasil. A pesquisa foi feita nos municípios Jardim do Seridó, Riacho de Santana, Venha Ver e Vera Cruz. Todos são de pequeno porte, com baixos Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) e exclusivamente atendidos por profissionais do Mais Médicos.

Leia mais...

acolhimento mais medicos 222 de julho de 2016 – O Representante da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) no Brasil, Joaquín Molina, participou nesta sexta-feira (22) do acolhimento dos profissionais do Programa Mais Médicos. Entre eles estavam os cubanos, que atuam no país graças a uma cooperação internacional entre os governos do Brasil e de Cuba, triangulada pela OPAS/OMS.

Leia mais...

2906pmmyohandro29 de junho de 2016 – Localizada ao lado do Estádio Maracanã, um dos principais palcos dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, a comunidade da Mangueira é uma das favelas da cidade do Rio de Janeiro que contam com o atendimento dos profissionais do Programa Mais Médicos. No local, há dois médicos cubanos que atuam no Brasil graças a essa iniciativa desenvolvida pela Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) e o Ministério da Saúde brasileiro. Eles estão entre os trabalhadores que atuam na prevenção e diagnóstico do vírus zika e no acompanhamento de crianças com microcefalia.

Leia mais...

2406 pmm24 de junho de 2016 – A publicação “Good Practices in South-South and Triangular Cooperation for Sustainable Development”, primeira de uma série desenvolvida pelo Escritório das Nações Unidas para a Cooperação Sul-Sul e pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), apresentou o Programa Mais Médicos como uma das boas práticas relevantes para a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Leia mais...

Subcategorias