tcta mseoutrasinstituicoes2019Os presentes documentos têm como objetivo orientar as equipes técnicas e administrativas da OPAS/OMS no Brasil e as contrapartes sobre a tramitação de Termos de Cooperação e seus respectivos Termos de Ajuste em diferentes momentos: negociação, planejamento, formalização, execução, monitoramento & avaliação e encerramento. Com essa orientação, busca-se garantir que os TC possam cumprir com qualidade e eficiência os compromissos legal, político, técnico, programático e administrativo que lhes correspondem.

Clique aqui para acessar o documento Termos de Cooperação/Termos de Ajuste (TC/TA) com o Ministério da Saúde.

Clique aqui para acessar o documento Termos de Cooperação/Termos de Ajuste (TC/TA) com o outras instituições governamentais.

Leia mais: Termos de Cooperação/Termos de Ajuste: negociação, planejamento, formalização, execução,...

manual monitoramento2016 capaO Manual de Monitoramento e Avaliação da OPAS/OMS Brasil tem como objetivo orientar e padronizar o processo de monitoramento e avaliação de projetos, oferecendo orientações e ferramentas de forma a complementar o “Manual de planejamento, execução e avaliação de projetos da Representação da OPAS/OMS no Brasil”. Tem como foco os Termos de Cooperação (TC), que consistem em projetos voltados à execução de ações para o alcance de resultados em saúde nos âmbitos nacional e internacional. Desenvolver componentes de Monitoramento e Avaliação é uma forma de garantir que os TC cumpram o seu propósito e que sejam regularmente avaliados e realinhados para assegurar a utilização eficiente de recursos. A publicação esta disponível em português e inglês.

Manual de planejamento, execução e avaliação de projetos da Representação da OPAS/OMS no Brasil - 3ª edição
A terceira edição deste Manual tem como principais objetivos permitir programar, implementar, monitorar e avaliar os projetos que fazem parte do Plano de Trabalho Bianual da OPAS/OMS Brasil e descrever, de forma prática e operativa, o processo de planejamento, execução e avaliação corporativos, os instrumentos e fluxos de planejamento, as etapas de controle e os modelos atualizados para a elaboração de projetos, planos de trabalho geral e semestral, relatório de gestão de projetos.

Leia mais: Manual de Planejamento

 

 ptb 2018 2019 capa Plano de Trabalho Bianual 2018-2019

A publicação “Plano de Trabalho Bianual 2018-2019” da OPAS/OMS no Brasil registra os projetos, atividades e tarefas – e suas respectivas distribuições orçamentárias - que serão executados no decorrer do biênio. Tem como objetivo facilitar o diálogo  e a compreensão dos parceiros da cooperação técnica sobre a gestão baseada em resultados adotada pela Organização por meio do planejamento estratégico e operacional. O PTB 18-19 está orientado a alcançar resultados e indicadores definidos no Plano Estratégico da OPAS 2014-2019 e sua estrutura está inserida no Sistema de Gestão de Informação da OPAS (PMIS) e organizada em sete programas na hierarquia Brasil e em um programa na hierarquia Mais Médicos. 

Leia mais: Conheça o Desenvolvimento da Cooperação Técnica

O Portfólio de cooperação técnica da OPAS/OMS no Brasil expõe de forma objetiva os recursos técnicos que a OPAS/OMS possui e oferece ao País para melhor responder às demandas de saúde, especialmente da União, estados e municípios, com a intenção de contribuir para o alcance dos objetivos sanitários nacionais. Este documento apresenta o potencial técnico da Organização para o desenvolvimento de cooperação com diversos parceiros. Lista as linhas de cooperação técnica e suas principais ações e, identifica diferentes parcerias e formas de trabalho que permitem uma ação colaborativa, horizontal, participativa e apoiada na comunicação. Essas parcerias conformam redes de relacionamento político, estratégico e técnico, com a perspectiva de ampliar a atuação da Organização. Relevantes documentos de referência são listados para cada linha de cooperação.

Leia mais: Portfólio de cooperação técnica da OPAS/OMS no Brasil

Sob o marco legal estabelecido pelo Ajuste Complementar ao Convênio Básico entre o Governo da República Federativa do Brasil e a Organização Mundial da Saúde e o Acordo entre o Governo da República Federativa do Brasil e a Repartição Sanitária Pan-Americana para o Funcionamento do Escritório de Área da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde no Brasil, de 16 de março de 2000, o Ministério da Saúde e a OPAS/OMS no Brasil desenvolvem a cooperação técnica por meio de Termos de Cooperação – TC. Esse instrumento de cooperação técnica viabiliza a execução de ações que contribuem para o alcance de resultados em saúde nos âmbitos nacional e internacional. Isso ocorre por seu alinhamento às prioridades do Governo Brasileiro e da Organização.

Leia mais: Diretrizes para elaborção e gestão conjunta dos termos de cooperação técnica