|||| Este conteúdo foi arquivado e não é mais atualizado. ||||


nullAconteceu em Brasília, no dia 24 de agosto, a 8ª Assembléia do Conselho Nacional de Secretários de Saúde – CONASS. Um dos pontos da agenda desta Assembléia, que contou com a presence da consultora da UTVIAS, Neusa Goya, foi a  descentralização da metodologia RIPSA para outros Estados, além daqueles que já haviam realizado sua implantação: Santa Catarina, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Bahia e Tocatins.

Leia mais...

Aconteceu nos dias 14 e 15 de junho, mais um encontro do Comitê Temático Interdisciplinar (CTI) RIPSA nos Estados. Esta reunião que aconteceu em Brasília, contou com a participação da OPAS/OMS Brasil, representada por Enrique Gil, Neusa Goya e Elisabeth Duarte, da UTVIAS.

Leia mais...

nullAconteceu no dia 02 de agosto de 2011, com o apoio técnico-financeiro da Representação OPAS/OMS no Brasil, a Reunião do Grupo de Trabalho Mortalidade Infantil da RIPSA. O tema desta reunião foram os resultados definitivos da pesquisa “Busca ativa de óbitos e nascimentos no Nordeste e Amazônia Legal, 2008”, no cálculo das taxas de mortalidade infantil; e a incorporação dos mesmos no folheto Indicadores de dados Básicos para Saúde 2010.

Leia mais...

nullConsultores da OPAS/OMS no Brasil visitaram o Município de Sobral, nesta quinta-feira, 09/06, para estabelecer uma cooperação técnica relacionada ao Projeto Rostos, Vozes e Lugares. Com o objetivo de apresentar a estratégia da OPAS/OMS no Brasil que viabiliza os ODM no ambito local para os gestores, além de conhecer as três áreas de atuação que o Municipio tem se destacado nacional e internacionalmente.

Leia mais...

nullNo dia 03 de agosto de 2011, a Secretaria Técnica da RIPSA se reuniu mais uma vez no DATASUS, em Brasília. Esta 6º reunião de 2011, que contou com a participação da Consultora OPAS/OMS, Neusa Goya, e coordenada por Haroldo Lopes do DATASUS, teve como pauta, a Portaria que dispõe sobre a indicação dos representantes que irão compor esta instância, verificação das pendências para a publicação do IDB  2010, entre outros.

Leia mais...

nullAconteceu no dia 10 de junho a III Reunião do Comitê Técnico da BVS Brasil, na BIREME em São Paulo. Esta reunião contou com a participação dos consultores da Representação da OPAS/OMS Brasil, Neusa Goya da Unidade Técnica de Vigilância, Informação e Análise de Saúde e Hamilton Gomes da Unidade Técnica de Gestão do Conhecimento.

Leia mais...

Lançamento do Projeto Vida no Trânsito  em 18 de junho de  de 2010.O Projeto Vida no Trânsitofoi lançado oficialmente no Brasil em junho de 2010, pelo Ministro da Saúde, José Gomes Temporão (leia aqui sobre o evento). Nos meses seguintes iniciaram-se os processos de arquitetura intersetorial junto a secretarias de saúde, transportes e segurança pública das cidades selecionadas, congregando órgãos de trânsito, urbanismo, educação, unidades policiais, SAMU, bombeiros entre outros segmentos, em oficinas de planejamento e capacitação para o desenho do projeto nos âmbitos locais.
 

Leia mais...

Aconteceu no dia 10 de junho a III Reunião do Comitê Técnico da BVS Brasil, na BIREME em São Paulo. Esta reunião contou com a participação dos consultores da Representação da OPAS/OMS Brasil, Neusa Goya da UTVIAS (colocar por extenso) e Hamilton Gomes da Unidade Técnica de Gestão do Conhecimento.

Leia mais...

Realizou-se, no auditório da Representação da OPAS/OMS Brasil, nos dias 29 e 30 de junho de 2011, a 22º Oficina de Trabalho Interagencial (OTI) RIPSA. Estiveram presentes na abertura, Luiz Odorico Monteiro de Andrade, Secretario da SGEP; Enrique Gil, representando a OPAS/OMS Brasil; Augusto Gadelha, diretor do DATASUS, Jurandi Frutuoso, do CONASS e Rodrigo Lacerda, do CONASEMS.

Leia mais...

Aconteceu no dia 10 de junho a III Reunião do Comitê Técnico da BVS Brasil, na BIREME em São Paulo. Esta reunião contou com a participação dos consultores da Representação da OPAS/OMS Brasil, Neusa Goya da UTVIAS (colocar por extenso) e Hamilton Gomes da Unidade Técnica de Gestão do Conhecimento.

Leia mais...
Realizou-se, no auditório da Representação da OPAS/OMS Brasil, nos dias 29 e 30 de junho de 2011, a 22º Oficina de Trabalho Interagencial (OTI) RIPSA. Estiveram presentes na abertura, Luiz Odorico Monteiro de Andrade, Secretario da SGEP; Enrique Gil, representando a OPAS/OMS Brasil; Augusto Gadelha, diretor do DATASUS, Jurandi Frutuoso, do CONASS e Rodrigo Lacerda, do CONASEMS. Nesta 22º Oficina, principal fórum colegiado da RIPSA, foi destacado pelo Secretario da SGEP, a cooperação técnica que a OPAS/OMS Brasil vem realizando com o Ministério da Saúde, para que este desenvolva ações administrativas e técnicas de coordenação da Rede. Ressaltou-se, ainda, a participação do CONASS e CONASEMS na abertura do evento, reforçando a importância da produção de indicadores e da análise de situação de saúde, aplicados na tomada de decisão em âmbito estadual e municipal. Leia mais...