saude universal 1212201912 de dezembro de 2019 – A saúde universal nas Américas só pode ser alcançada se os países reduzirem as barreiras ao acesso e aumentarem o investimento na atenção primária. Hoje, durante a celebração do Dia da Saúde Universal deste ano, a OPAS instou os países a implementar essas medidas para garantir que todas as pessoas tenham acesso aos serviços de saúde de que precisam. Leia mais...

311019 apsforte30 de outubro de 2019 – A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e o Ministério da Saúde do Brasil divulgaram nesta terça-feira (29), em Brasília (DF), as três experiências vencedoras do “Prêmio APS Forte para o SUS: Acesso Universal”. A iniciativa, que contou com mais de 1,2 mil inscrições de todos os estados brasileiros, tem o objetivo de identificar, dar visibilidade, reconhecer e promover iniciativas municipais, estaduais ou regionais que tenham como foco a melhoria da atenção primária à saúde (APS), principalmente em relação ao acesso.

Leia mais...

250919 declaracaocus25 de setembro de 2019 – A diretora da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), Carissa F. Etienne, celebrou a Declaração Política de Alto Nível das Nações Unidas sobre Cobertura Universal de Saúde, adotada em 23 de setembro por líderes mundiais na Assembleia Geral da ONU, em Nova Iorque. 

Leia mais...

230919 apsinvestimento23 de setembro de 2019 – Os países devem aumentar os gastos com atenção primária à saúde em pelo menos 1% de seus produtos internos brutos (PIB) para eliminar as gritantes lacunas de cobertura e cumprir as metas de saúde acordadas em 2015, aponta um novo relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) e parceiros sobre o tema. As informações foram divulgadas no marco da Reunião de Alto Nível da Assembleia Geral das Nações Unidas sobre Cobertura Universal de Saúde.

Leia mais...

040819 16cns4 de agosto de 2019 - A Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) participou neste domingo (4) da cerimônia de abertura da 16ª Conferência Nacional de Saúde (8ª+8), em Brasília (DF), um dos momentos mais importantes de participação social do Brasil. O evento é organizado pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) e realizado pelo Ministério da Saúde.

Leia mais...