world health statistics 20194 de abril de 2019 – As mulheres vivem mais do que os homens no mundo, principalmente em países ricos. O relatório anual World Health Statistics 2019 – desagregado por sexo pela primeira vez – explica por quê. “Dividir os dados por idade, sexo e grupo de renda é vital para entender quem está sendo deixado para trás e por quê”, disse Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Leia mais...

saude universal 2019 23 de abril de 2019 – Milhões de pessoas no mundo continuam sem acesso a atenção à saúde e muitas se veem forçadas a escolher entre gastos com saúde e outras necessidades cotidianas. Nas Américas, estima-se que um terço da população não tenha acesso a esses cuidados. No marco do Dia Mundial da Saúde, a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) destaca a necessidade de ser ter acesso equitativo a atenção à saúde abrangente e de qualidade.

Leia mais...

200219 gastoscomsaude20 de fevereiro de 2019 – Os gastos com saúde estão crescendo mais rapidamente que o resto da economia global, representando 10% do produto interno bruto (PIB) mundial. Um novo relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) revela uma rápida trajetória ascendente dos gastos com saúde em todo o mundo, o que é particularmente notável em países de baixa e média renda, onde eles crescem em média 6% ao ano – em comparação com 4% em países de alta renda.

Leia mais...

010219 drasocorrocns1 de fevereiro de 2019 – A participação social para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) foi um dos temas de destaque da 313ª reunião ordinária do Conselho Nacional da Saúde (CNS), realizada nesta sexta-feira (1), em Brasília. Socorro Gross, representante da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) no Brasil, discursou a membros da entidade que representam diversos setores da sociedade. 

Leia mais...

Atualizada em janeiro de 2019

Principais fatos

• Na sua essência, a atenção primária à saúde (APS) cuida das pessoas, em vez de apenas tratar doenças ou condições específicas.
• Esse setor, que oferta atendimento abrangente, acessível e baseado na comunidade, pode atender de 80% a 90% das necessidades de saúde de um indivíduo ao longo de sua vida.
• Isso inclui um espectro de serviços que vão desde a promoção da saúde e prevenção até o controle de doenças crônicas e cuidados paliativos.
• Será impossível alcançar a saúde para todas e todos sem agir sobre os determinantes sociais, econômicos, ambientais e comerciais da saúde, que geralmente estão além do setor da saúde.

Leia mais...