|||| Este conteúdo foi arquivado e não é mais atualizado. ||||


Aconteceu no dia 27 de novembro de 2012, uma coletiva de imprensa com a presença do Ministro da Saúde,  Alexandre Padilha e do secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa, para o lançamento da campanha de combate à dengue 2012/2013 e apresentação dos resultados do Levantamento de índice rápido- LIRAa.

Leia mais...

O documento sobre o Levantamento rápido de índices para Aedes aegypti (LIRAa), que tem como autoria institucional a Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde do Brasil, teve sua 1ª publicação no ano de 2005, e foi considerado um marco na história da vigilância entomológica deste vetor no país. Neste ano (2012), foi realizada uma revisão do documento e de seu sistema informatizado, o que culminou com o lançamento da 2a. edição desta pubilicação (apenas em versão eletrônica) e na elaboração de um novo sistema informatizado.

Leia mais...

Com a participação da OPAS/OMS no Brasil aconteceu de 22 a 24 de outubro de 2012, em Foz do Iguaçu, Paraná, a reunião da Comissão Intergovernamental de Controle de Doenças de Transmissão Vetorial do MERCOSUL, para discussão das ações dos países nas áreas das leishmanioses e dengue. Nos dois dias de trabalho além de se fazer uma atualização da situação epidemiológica destas duas doenças pelos países, foi trabalho pelo grupo dois planos de ação para o fortalecimento das ações de prevenção e controle das doenças.

Leia mais...

A Organização Mundial da Saúde/OMS, por meio de sua Série de Informes Técnicos, lançou a publicação "Controle das Leishmanioses", produto da reunião do Comitê de Expertos da OMS sobre o controle das leishmaniosis, acontecida em Genebra, de 22 a 26 de março de 2010.

Leia mais...

Foi lançada em Recife a publicação “Respira Brasil: As legislações estaduais das cinco regiões do Brasil”, que apresenta um diagnóstico situacional e comparativo da legislação nacional e estadual sobre os ambientes fechados livres de fumo e descreve algumas iniciativas municipais sobre o tema. A publicação é uma iniciativa conjunta da OPAS/OMS Brasil e do Instituto Nacional do Câncer e reflete os resultados encontrados por uma análise quantitativa que buscou evidenciar as barreiras e os desafios a serem superados em nível federal e estadual para criar ambientes fechados totalmente livres de fumaça de tabaco. 

Leia mais...