Saúde da Mulher e do Homem
A Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) celebra a comemoração do Dia Internacional dos Povos Indígenas com todos os povos das Américas e do Mundo. A comemoração é especialmente para honrar os tratados e acordos que fomentam o respeito, a interculturalidade, a harmonia e a paz. A saúde e o desenvolvimento são partes destas aspirações e, portanto, nos unimos para promover alianças mais fortes para alcançar metas compartilhadas, que incluem a cobertura universal em saúde.
A cada três mortes de pessoas adultas no Brasil, duas são de homens. No Brasil os homens vivem, em média, sete anos menos do que as mulheres e têm mais doenças do coração, câncer, diabetes, colesterol e pressão arteriais mais elevadas. Desde 1992, o Dia do Homem é comemorado em 15 de Julho, por iniciativa da Ordem Nacional dos Escritores Brasileiros. Os objetivos principais do Dia Internacional do Homem é melhorar a saúde dos homens (especialmente dos mais jovens), melhorar a relação entre gêneros, promover a igualdade entre gêneros e destacar papéis positivos de homens. É uma ocasião em que homens se reúnem para combater o sexismo e, ao mesmo tempo, celebrar suas conquistas e contribuições na comunidade, nas famílias e no casamento, e na criação dos filhos.
Leia mais...
Este relatório marca o grande avanço para a saúde e
direito das mulheres. Destaca a necessidade de abordar as causas profundas de violência contra as mulheres e fortalecer respostas multissectoriais para as
mulheres que sofreram de violência. Clique aqui para acessar a publicação.
No dia 08 de julho de 2013, a OPAS/OMS Brasil realizou o lançamento da publicação “Segurança Humana: Relatos de uma Experiência Intersetorial da Área da Saúde na Redução da Violência e na Promoção da Cultura de Paz” durante o XXIX Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde que aconteceu de 07 a 10 de julho em Brasília-DF.
Leia mais...A primeira Reunião de Audiência Pública da