Pasta :: Doenças Não-Transmissíveis

Categorias

Documentos

pdf 2008-2013 Action Plan for the Global Strategy for the Prevention and Control of Noncommunicable Diseases  Publicado Popular

1504 downloads

Baixar (pdf, 231 KB)

WHO_ncd_action_plan_en.pdf

                

O documento contém o plano de ação para a estratégia global para a prevenção e controle das Doenças Crônicas Não-Transmissíveis para 2008-2013. Promove o trabalho em parceria para previnir e controlar as 4 principais DCNT: doenças cardiovasculares, diabetes, câncer e doenças crônicas respiratórias e quatro fatores de risco compartilhados - tabagismo, sedentarismo, alimentação não-saudável e consumo excessivo de álcool.

Organização Mundial da Saúde, 2008.
Publicação em inglês

pdf BRASIL: Enfrentando o Desafio das Doenças Não Transmissíveis no Brasil  Publicado Popular

2585 downloads

Baixar (pdf, 543 KB)

Enfrentando_o_desafio_das_DCNT_Brasil - Banco Mundial.pdf

 

Este relatório visa trazer informações para os formuladores de políticas nos
níveis federal, estadual e municipal, nas áreas de saúde, finanças, infra-estrutura,
transportes, planejamento urbano e outras áreas. Uma estratégia efetiva para o combate às
doenças não transmissíveis deve ir muito além do setor saúde, envolvendo intervenções
amplas na educação e na comunidade, assim como mudanças em políticas econômicas,
na oferta de alimentos e alterações na política de transportes e no desenho urbano.

Banco Mundial, 2005.
Publicação em português

pdf Diretrizes e Recomendações para o Cuidado Integral de Doenças Crônicas Não-Transmissíveis: Promoção da Saúde, Vigilância,Prevenção e Assistência  Publicado Popular

7795 downloads

Baixar (pdf, 387 KB)

Diretrizes-e-Recomendacoes-DCNT-Min-Saude-2010.pdf

                 

O objetivo deste documento é iniciar uma reflexão sobre o modelo de assistência orientado para responder às necessidades das pessoas com Doenças Crônicas Não-Transmissíveis (DCNT), bem como propor diretrizes fundamentadas na integração das diversas políticas já existentes para convocar as diversas áreas do governo, organizações não-governamentais e a sociedade, na composição de uma rede de compromisso e solidariedade na mudança do modelo de atenção voltado às DCNT. O propósito é desencadear e fortalecer ações sinérgicas e sustentáveis de cuidado integral das DCNT que respeitem as especificidades de cada região de saúde.

Ministério da Saúde, 2008.
Publicação em português

pdf Estratégia Regional e Plano de Ação para um Enfoque Integrado para a Prevenção e Controle de Doenças  Publicado Popular

1833 downloads

Baixar (pdf, 610 KB)

E_Estrategia_Regional_Plano_Acao_DCNT.pdf

Aprovada pelo 47° Conselho Diretivo da OPAS em setembro de 2006, essa Estratégia Regional tem quatro linhas de ação que reconhecem que as doenças crônicas precisam ser priorizadas nas agendas política e da saúde pública; identificam a vigilância como componente essencial, reconhecem que os sistemas de saúde devem ser reorientados para responder às necessidades das pessoas com doenças crônicas; e assinalam o papel essencial da promoção da saúde e da prevenção de doenças. As quatro linhas de ação são vitalmente
interdependentes, visto que uma sem a outra deixa brechas enormes no alcance a todos os setores da população e na consecução do objetivo da Estratégia Regional de prevenir e reduzir a carga de doenças crônicas e fatores de risco comuns nas Américas.

 

Organização Pan-Americana da Saúde, 2007.
Publicação em português

pdf Gaining health: The European Strategy for the Prevention and Control of Noncommunicable Diseases  Publicado Popular

1213 downloads

Baixar (pdf, 654 KB)

Gaining Health.pdf

                       

O documento foi organizado para oferecer uma abordagem estratégica para ajudar os Estados-Membros no reforço de ações e iniciativas contra as doenças crônicas não-transmissíveis. Com uma visão clara, metas e objetivos e seis mensagens-chave, está organizado em oito seções. Apresenta a justificativa para a ação, com base nos desafios enfrentados pelos países da Região Europeia da OMS e do potencial de ganho de saúde que a Prevenção e Controle pode trazer. Foi desenvolvido em resposta à solicitação feita pelos Estados-Membros na quinquagésima quarta sessão do
Comité Regional da OMS para a Europa, através de processo uma ampla consulta com os países, especialistas, organizações não-governamentais e outras partes interessadas.

Escritório da OMS para Europa, 2006.
Publicação em inglês

pdf Linhas de Cuidado: Hipertensão Arterial e Diabetes  Publicado Popular

36242 downloads

Baixar (pdf, 3.39 MB)

LIVRO Linhas de Cuidado.pdf

Este documento foi desenvolvido numa parceria entre OPAS/OMS, Ministério da Saúde e Secretaria Municipal de Saúde de Diadema, como parte da estratégia de implementação da linha de cuidado para hipertensão arterial e diabetes em Diadema. A gestão de doenças crônicas impõe aos gestores de saúde o desafio de melhorar a qualidade do cuidado e trabalhar com maior integração entre os serviços, construindo linhas de cuidado e avançando no sentido da integralidade. Para enfrentar este desafio é necessário contar com trabalho interdisciplinar das equipes,investir na maior resolutividade das unidades de saúde de atenção primária, com oferta de ações oportunas e diversificadas e que comprovadamente colaboram com a melhoria da qualidade de vida e autonomia dos usuários nos seus processos de adoecimento.

O modelo de gestão que hoje se apresenta como mais apropriado para o cuidado de doenças crônicas, por ter sido validado e estar sendo utilizado em mais de 10 países, é o Modelo de Cuidado de Doenças Crônicas (MCC) desenvolvido por Wagner e colaboradores no MacColl Institute for Health Inovation de Seatle, EUA (WARNER, 1998; OMS, 2003).

O MCC faz uma abordagem organizacional da gestão integral de pessoas com doenças crônicas e avalia-se que poderá ser utilizado em municípios brasileiros para a implementação de atividades de estruturação, capacitação e avaliação de linhas de cuidado. Em Diadema se conta com o apoio e a cooperação técnica da OPAS e do Ministério da Saúde, que estarão colaborando tecnicamente nas suas etapas de implementação. A implementação desta proposta exige processos de Educação Permanente, que propõe mudanças das práticas profissionais baseadas na reflexão crítica sobre o processo de trabalho e incorporação de novos saberes no cotidiano das equipes, que estará sendo documentado para que possa ser replicado ou adaptado em outras realidades.

pdf Prevención y control de las enfermedades no transmisibles: aplicación de la estrategia mundial  Publicado Popular

1921 downloads

Baixar (pdf, 89 KB)

OMS EB126 SPA.pdf

 Prevención y control de las enfermedades no transmisibles: aplicación de la estrategia mundial

pdf Prevention and control of noncommunicable diseases: implementation of the global strategy  Publicado Popular

1034 downloads

Baixar (pdf, 13 KB)

R-Resolucao-Doencas-Nao-Transmissiveis-WHA-61-14-ENG-2009.pdf

Prevention and control of noncommunicable diseases: implementation of the global strategy

The Sixty-first World Health Assembly,

Recalling resolutions WHA53.17 on the prevention and control of noncommunicable diseases and WHA60.23 on the prevention and control of noncommunicable diseases: implementation of the global strategy;

pdf Resolução 53.17 - Prevenção e Controle de Doenças Crônicas Não-Transmissíveis  Publicado Popular

2392 downloads

Baixar (pdf, 122 KB)

Resolution_53_17_prev_and_control_of_ncd.pdf

 

Resolução 53.17 da Assembléia Mundial da Saúde: Prevenção e Controle de Doenças Crônicas Não-Transmissíveis
20 de maio de 2000
Organização Mundial da Saúde, 2000.
Publicação em inglês

pdf Resolução 57.17: Estratégia Global para dieta, atividade física e saúde  Publicado Popular

3211 downloads

Baixar (pdf, 102 KB)

Resolution_57_17_DPAS.pdf

Nesta Resolução da Assembléia Mundial da Saúde de 2004, os Estados-Membros endossam a Estratégia Global para dieta, atividade física e saúde da Organização Mundial da Saúde.
 

Publicação em inglês

pdf Stop the Global Epidemic of Chronic Disease: A Practical Guide to Successful Advocacy  Publicado Popular

2186 downloads

Baixar (pdf, 9.58 MB)

Stop Chronic Disease_ advocacy-manual.pdf

Este manual é um guia e uma ferramenta prática para todos os adeptos, independentemente do nível de experiência. A pessoa que usa pode trabalhar em um ministério do governo ou uma organização profissional ou de governo, ou ser um profissional de saúde, um jornalista, um consumidor, um grupo de pacientes, ou simplesmente um indivíduo com interesse no assunto.

Organização Mundial da Saúde, 2006.
Publicação em inglês

pdf WHO EB126 - Prevention and control of noncommunicable diseases:  Publicado Popular

2501 downloads

Baixar (pdf, 250 KB)

WHO EB126_12-en.pdf

Prevention and control of noncommunicable diseases:

implementation of the global strategy