2015

2015-03-25 18:33:15

Oficina de Formação de Competência e Simulação

O Ministério da Saúde tem apostado nas metodologias de simulação como uma importante linha de trabalho para qualificar a formação de competências de alunos e profissionais no Sistema Único de Saúde (SUS). A parceria entre a OPAS/OMS no Brasil, Secretaria de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde (SGTES) e a Escuela Andaluza de Salud Pública (EASP) promove,  no período de 23 a 27 de março, a 2ª edição da Oficina de Formação em Competências e Simulação com o objetivo de reforçar o número de profissionais comprometidos com o uso desta metodologia no Brasil.



2015-03-24 18:54:55

Cooperação entre OPAS/OMS no Brasil e Ministério da Saúde produz material sobre Promoção da Equidade no SUS

A Coleção Promoção da Equidade no SUS foi produzida pela Fundação Demócrito Rocha (FDR) como parte integrante do Curso de Extensão em Educação à Distância oferecido pela Universidade Aberta do Nordeste (Uane) em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) no Brasil. O objetivo do Curso Promoção da Equidade no SUS é sensibilizar e preparar profissionais de saúde para lidar com as condições de desigualdades, denominadas iniquidades, que se manifestam nos serviços de saúde. Se insere na concepção de Justiça Social, em que as iniquidades em saúde são tratadas além das desigualdades e das diferenças culturais e étnicas dos diversos grupos e na busca pela universalidade do acesso à saúde preconizado pela Constituição Federal.



2015-03-11 00:00:00

Estações da Rede ObservaRH participam de capacitação em Brasília

Nos dias 4 e 5 de março representantes das estações de pesquisa da Rede ObservaRH estiveram em Brasília  para participar  da capacitação promovida pelo Departamento da Gestão e da Regulação do Trabalho em Saúde (DEGERTS) da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) do Ministério da Saúde (MS). A capacitação foi em um dos módulo da PlataformaRH. As estações deverão operar esse módulo para divulgação da sua produção técnica científica, da sua equipe técnica e notícias relacionadas a sua estação de pesquisa. O treinamento teve a colaboração da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), responsável pelo desenvolvimento da Plataforma RH. A plataforma deve ser lançada ainda esse ano pelo Ministério da Saúde.