2018

2018-06-25 13:11:35

Dia Laranja: compreendendo e abordando os vários tipos de violência contra as mulheres

drone ods dia laranja25 de junho de 2018 – Todo dia 25 de cada mês, a equipe da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) no Brasil se veste de laranja para marcar sua adesão à iniciativa global “Torne o Mundo Laranja”, da campanha Una-se Pelo Fim da Violência Contra as Mulheres. Neste mês, a OPAS/OMS chama atenção para a violência por parte do parceiro, que é uma das formas mais comuns de violência contra a mulher e inclui abuso físico, sexual e psicológico. Ocorre em todos os lugares e entre todos os grupos socioeconômicos, religiosos e culturais.



2015

2015-08-25 14:52:03

OPAS/OMS no Brasil inicia preparação para os 16 Dias de Ativismo

Brasília, 25 de agosto de 2015 - Reforçando o apoio à Campanha UNA-SE, a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS) no Brasil inicia a preparação para os 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher com a chegada das camisas Laranjas da OPAS/OMS no Brasil para funcionárias/os e colaboradoras/es. Sendo uma cor vibrante e otimista, o Laranja representa para a Campanha UNA-SE um futuro livre de violência contra as mulheres.



2014

2014-11-18 13:53:31

A OPAS/OMS apoia os 16 dias de movimento pelo fim da violência contra as mulheres

A violência contra a mulher é encontrada dentro e fora das famílias e é praticada por agressões físicas, psicológicas, moral, patrimonial, sexual e ocorrem tanto no espaço público como no privado. Como repercussões, a violência provoca danos à saúde como estresse, enfermidades crônicas, depressão, entre outras. A Organização Mundial da Saúde (OMS) define a violência como o uso intencional de força física ou do poder, real ou em ameaça, contra si próprio, contra outra pessoa, ou contra um grupo ou uma comunidade que resulte ou tenha possibilidade de resultar em lesão, morte, dano psicológico, deficiência de desenvolvimento ou privação (OMS, 2002).



2013

2013-12-06 16:55:43

OPAS se veste de cor laranja para aderir aos 16 dias de movimento pelo fim da violência contra a mulher

Em 25 de novembro é comemorado o Dia Internacional pela não Violência Contra a Mulher e a partir desse iniciaram-se 16 dias de movimentos em defesa e conscientização pelo fim da violência contra as mulheres. A Organização Pan-Americana (OPAS) participa desse movimento com apoio as ações de vigilância, prevenção e controle junto a Coordenação Geral de Doenças e Agravos Não Transmissíveis (CGDANT) do Departamento de Análise de Situação de Saúde (DASIS) da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) do Ministério da Saúde e Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República e ainda como uma das formas de demonstrar o seu compromisso pelo fim da violência contra a mulher a sua Representação adere a cor laranja, marca dessa comemoração.