Centros Colaboradores da OPAS/OMS

“Um Centro Colaborador do CDC apoia a OPAS na transferência de capacidades para o Brasil, México e Paraguai no uso da Plataforma Multiplex Bead Assay para o fortalecimento da vigilância sorológica de várias doenças transmissíveis, incluindo o tracoma.”

“Um Centro Colaborador da Universidade do Kansas, Estados Unidos, trabalhou com a OPAS na concepção, desenvolvimento e implementação de um Kit de Ferramentas de Ação de Cidades Saudáveis, que visa a aumentar o alcance e o impacto dos recursos de capacitação nas Américas.”

“Um Centro Colaborador no Centro Nacional de Referência da Malária na Guiana Francesa e nas Antilhas Francesas fornece serviços para caracterizar a resistência à malária em países do Escudo da Guiana e na região amazônica e fornece serviços para avaliar o desempenho dos métodos de diagnóstico da malária.”

“Como resultado da colaboração com o Centro Colaborador da Fundação Pro-Sangue-Hemocentro de São Paulo, Brasil, houve uma melhoria dos processos e diagnósticos dos bancos de sangue em diferentes países da Região.”

“Um Centro Colaborador da Prefeitura de São Paulo, Brasil, trabalhou com a OPAS e especialistas da Argentina para desenvolver uma diretriz para a vigilância do controle e da população de roedores, o que resultou na melhoria da vigilância e controle de roedores.”

Os Centros Colaboradores da OMS são instituições como universidades, hospitais, institutos de pesquisa, academias ou ministérios que têm sido designados a realizar atividades para apoiar a programas da Organização. 

 

Existen más de 800 Centros Colaboradores que trabalham com a OMS no âmbito mundial em áreas como a enfermaria, saúde ocupacional, doenças transmissíveis, doenças crônicas, resposta de emergência e saúde digital, entre outros. 

 

Todos os Centros Colaboradores da OMS localizados na Região das Américas são conhecidos como Centros Colaboradores de Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (CC de OPAS/OMS) desde que OPAS serve de Repartição Regional da OMS.

Centros Colaboradores por Estado Membro nas Américas

A Região das Américas abriga mais de 180 Centros Colaboradores ativos, que são conhecidos como Centros Colaboradores da OPAS/OMS (CCs OPAS/OMS) localizados em vários países da Região.

Centros Colaboradores para Resultados da OPAS

As atividades de cada CC da OPAS/OMS estão alinhadas com os resultados do respectivo Programa e Orçamento da OMS e OPAS.

Redes de Centros Colaboradores

Os CCs da OPAS/OMS são encorajados a estabelecer relações de trabalho com outros centros e instituições nacionais reconhecidas pela OMS, por meio da formação de redes de colaboração ou incorporação naquelas já existentes.

Série em destaque dos Centros Colaboradores da OPAS/OMS

A série “Spotlight” destaca os entregáveis dos Centros Colaboradores da OPAS/OMS e como suas atividades contribuem para a consecução das prioridades e mandatos da Organização.

NOTÍCIAS

Collaborating Centres and COVID-19 Initiatives

As of today, the Collaborating Centres in the Region have been supporting the Organization with COVID-19 related initiatives on several topics: HON-1, WHO Collaborating Centre for Research and community intervention in Epilepsy Coordination of the WHO Solidarity...

ler mais

RELACSIS-IS4H-COVID-19 Podcasts

Entender la infodemia y la desinformación en la lucha contra el COVID-19 El brote de COVID-19 y la respuesta correspondiente han estado acompañados de una infodemia masiva, una cantidad excesiva de información que dificulta que las personas encuentren fuentes...

ler mais

Saúde Digital e COVID-19

Em seus cargos como Centros Colaboradores da OPAS/OMS, o Departamento de Informática Médica, Hospital Italiano de Buenos Aires, (Centro Colaborador da OPAS/OMS para Sistemas de Informação e Saúde Digital); a Universitat Oberta da Catalunya (Centro Colaborador da...

ler mais