Organização Pan-americana da Saúde. Brasil

Skip to content



Destaques

Últimas notícias

Volta Redonda prioriza o intercâmbio de experiências com os médicos cubanos do Programa Mais Médicos e o investimento na formação em Atenção Básica

“Estar na atenção básica não é muitas vezes a escolha de carreira de muitos médicos em formação no Brasil. A vinda do Programa Mais Médicos fortalece a aposta de que a atenção básica é a ordenadora do Sistema Único de Saúde e que ela precisa ser muito qualificada em todo o país.” Esta é a opinião da psicóloga Marta Magalhães, Secretária de Saúde do Município de Volta Redonda, na região do Vale do Rio Paraíba, a 127 km da capital do estado do Rio de Janeiro. A cidade conta com oito médicos cubanos do quinto ciclo do Programa Mais Médicos, que chegaram na cidade em abril deste ano. “Volta Redonda acredita na atenção básica como a porta de entrada do sistema de saúde, por isso tem um investimento muito grande nesta área. Pesquisas comprovam que até 80% das demandas de saúde da população precisam ser atendidas na atenção básica, então é ali que o mundo do cuidado tem que ser estimulado. O desafio dos gestores é qualificar essa área para que ela tenha uma maior legitimidade junto à população”, explica.

Movimento Outubro Rosa

O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.

Proyecto Mais Medicos

Campus Virtual

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595