Skip to content

Curso de Prevenção de Acidentes e Primeiros Socorros nas Escolas

Imprimir E-mail

nullEm março e abril de 2010 aconteceram dois  Cursos de Prevenção de Acidentes e Primeiros Socorros nas Escolas para profissionais da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo. Esta é uma atividade do projeto interagencial Segurança Humana, que é desenvolvido pela OPAS/OMS, UNESCO, UNICEF e UNFPA em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde, Educação e Assistência e Desenvolvimento Social no município de São Paulo.

 

Trata-se de uma ação integrada da OPAS/OMS, UNESCO e Secretarias Municipais de Saúde (SMS) e Educação (SME) e é executada por profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU 192, que foram treinados pela SMS – SP como instrutores para ministrarem esse curso.


Estes cursos foram realizados para 70 profissionais de escolas municipais de Itaquera, distrito da região leste de São Paulo, onde o projeto é desenvolvido, e tem como principal objetivo contribuir para a redução de acidentes nas Escolas da Rede Municipal de Ensino, proporcionando maior orientação dos profissionais dos equipamentos escolares quanto à prevenção dos principais acidentes no ambiente escolar e no seu entorno e a conduta de primeiros socorros frente a esses agravos e aos problemas clínicos mais comuns em crianças e adolescentes.


Os acidentes constituem importante causa de morbidade e mortalidade durante a infância e adolescência e resultam de um conjunto de fatores que podem ser previsíveis e, na grande maioria das vezes, prevenidos. No espaço escolar é comum a ocorrência de acidentes, sendo fundamental que os profissionais dos equipamentos escolares tenham acesso às informações sobre os principais acidentes, como evitá-los e como proceder frente às situações que exigem cuidados imediatos. O trabalho preventivo constante pode contribuir para a conscientização e mobilização, no sentido de modificar as situações de risco.


Cada curso é realizado em 20 horas, incluindo aulas teóricas e práticas, e seu programa aborda temas como cinemática do trauma, urgências traumáticas em crianças e adolescentes, conduta de primeiros socorros nos principais acidentes, urgências clínicas e odontológicas em crianças e adolescentes e prevenção dos acidentes nos equipamentos escolares.
No ano de 2009, o Projeto Segurança Humana ofereceu 03 Cursos de Prevenção de Acidentes e Primeiros Socorros nas Escolas, onde foram treinados 80 profissionais de 35 Unidades Escolares Municipais do distrito de Itaquera.

Última atualização em Seg, 17 de Maio de 2010 07:05

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595