Skip to content

Apresentação do Projeto Desenvolvimento de Máquinas de Dispensação de Preservativos Masculinos

Imprimir E-mail

nullO Projeto Desenvolvimento de Protótipo de Máquinas Dispensadoras de Preservativos Masculinos apresentou, em reunião no dia 10 de agosto de 2010 no Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais, os resultados de sua 3ª etapa de execução.

Sample ImageParceria entre Ministério da Saúde (DST/Aids/SVS e DECIIS/SCTIE), OPAS/OMS Brasil e Universidades Tecnológicas do Estado da Paraíba e de Santa Catarina, a apresentação logrou os resultados positivos dos projetos que, em sua 4ª Etapa de execução, prevê a reprodução em pequena escala dos equipamentos para disponibilização em escolas públicas no âmbito do Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas.

"Saúde e Prevenção nas Escolas" é um projeto dos Ministérios da Saúde e da Educação, que conta com o apoio da UNESCO e da UNICEF.

Representa um marco na integração saúde-educação e destaca a escola como o melhor espaço para a articulação das políticas voltadas para adolescentes e jovens, principalmente por poder contar com a participação dos sujeitos desse processo: estudantes, famílias, profissionais da educação e da saúde. Nos últimos anos, diferentes iniciativas entre saúde e educação estudaram maneiras de fazer prevenção eficiente com jovens nas escolas.

Sample ImageO objetivo central é a promoção da saúde sexual e da saúde reprodutiva, visando reduzir a vulnerabilidade de adolescentes e jovens às DST, à infecção pelo HIV, à aids e à gravidez não-planejada, por meio de ações nas escolas e nas unidades básicas de saúde.

Seguindo a premissa de descentralização, o Saúde e Prevenção nas Escolas vem realizando esforços para incentivar estados e municípios a assumir e preservar a qualidade dos serviços de ações destinadas à prevenção das DST/aids e uso de drogas para o público-alvo do projeto. Uma das iniciativas, é o desenvolvimento de uma máquina de preservativos.

Sample ImageSelecionados por meio de um concurso público (Edital Prêmio de Inovação Tecnológica em Saúde) do Ministério da Saúde e Ministério da Educação para os antigos CEFETs (Centro Federais de Educação Tecnológica) de todo o país, os projetos vencedores foram os dos estados de Santa Catarina (foto), Paraíba e Rio de Janeiro.

Sample ImageDentre eles, foi dada continuidade as etapas seguintes de execução junto as, agora renomeadas, universidades tecnológicas (UT) de SC e PB (foto). Os resultados destes projetos, financiados com o apoio da OPAS/OMS Brasil em parceria com o Departamento do Complexo Industrial e Inovação em Saúde (DECIIS/SCTIE) foram apresentados na reunião que contou com a participação de representantes das UTs de SC e PB, do Departamento DST/Aids e Hepatites Virais, do DECIIS e da OPAS/OMS Brasil (Unidade Técnica de Medicamentos, Tecnologia e Pesquisa e Unidade Técnica de Saúde Familiar).

Na 4ª etapa do projeto, espera-se que os dois protótipos sejam financiados para sua replicação em pequena escala, e posteriormente, implantados nas escolas públicas de forma a ampliar o acesso dos estudantes a preservativos.

Outras informações relacionadas:

Correio Lageano - CEFET do Estado (SC) lança Máquina de Camisinha

Correio Braziliense - Estudantes paraibanos projetam máquina de distribuir camisinhas

Ministério da Educação - Inovação tecnológica aliada à prevenção a Aids

Ministério da Saúde - Quebra de tabu

Última atualização em Qua, 08 de Setembro de 2010 14:35

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595