Skip to content

Gerência de Saúde Familiar e Ciclo de Vida participa do 14th World Congress of Cervical Pathology and Colposcopy

Imprimir E-mail

nullRealizado nos dias 4 e 5 de julho na cidade do Rio de Janeiro, o 14th World Congress of Cervical Pathology and Colposcopy constatou que apesar das grandes melhorias tecnológicas e na saúde pública, o câncer do colo do útero continua a ser um grande problema para as mulheres em todo o mundo, com mais de 500.000 casos novos e 250.000 mortes por ano dessa doença evitável.

A identificação do agente causador, o HPV, e aos tratamentos da doença pré-maligna, principalmente aqueles que podem poupar a vida e a fertilidade da mulher.Foram cobertos no Congresso Mundial temas da prevenção primária, através de vacinação e, a prevenção secundária, com o rastreamento, nossa missão é continuar a melhorar a saúde das mulheres em todos os cinco continentes.

Novas Diretrizes Brasileiras para o Rastreamento do Câncer do Colo do Útero divulgadas na abertura do 14º Congresso Mundial de Patologia Cervical e Colposcopia, em 04 de julho de 2011, no Rio de Janeiro, trata-se de resultado da revisão e atualização das Condutas Clínicas Preconizadas, publicadas pelo INCA em 2006. Foi realizado por integrantes de uma Rede Colaborativa da qual fez parte a ABPTGIC e é uma das ações previstas no Plano de Fortalecimento da Rede de Prevenção, Diagnóstico e Tratamento do Câncer do Colo do Útero e Mama, lançado pela Presidencia da República em Março de 2011, em Manaus.null

A programação científica aborda todos os aspectos relacionados ao TGI: prevenção, diagnostico, orientações e tratamentos para mulher em todas as fases de sua vida para a boa prática da medicina no século 21. Com foco na saúde pública foram discutidos os guias de conduta, os orçamentos, os financiamentos e as implantações de programas para países com diferentes níveis de recursos humanos, físicos e financeiros.

HPV foi prioritario nos temas oficiais do 14th World Congress of Cervical Pathology and Colposcopy. Eles foram:
1. TGI saudável nas diferentes fases da vida da mulher.
2. Acreditação e treinamento em colposcopia.
3. Cervicites, vaginites, vaginoses e vulvites.
4. HPV. Epidemiologia. Imunologia e fatores de persistência. Relação com o câncer do TGI
5. Câncer cervical – Escamoso e Glandular.  Modelos para o rastreamento do câncer em países com diferentes níveis de recursos, incluindo vacinas, citologia, teste HPV e marcadores moleculares. Estratégias de financiamento para a prevenção primária e secundária. Como desenvolver parcerias entre países com diferentes níveis de recursos para a prevenção, o rastreio e manejo das doenças cervicais. Testes para identificação do HPV e marcadores biológicos de evolução. Tipos e aplicabilidade clínica. 
6.Vacina anti-HPV. Estado atual e futuro. Preventiva e terapêutica. Impacto esperado da vacinação na prevenção do câncer do colo uterino e sobre as doenças HPV induzidas da vulva.
7. Imunodepressão e doenças do TGI.
8. Alterações epiteliais da vulva, NIVA. Importância, diagnóstico e tratamento.

Saiba mais http://www.colposcopy2011.com.br/ProgramaCientifico.aspx

Última atualização em Seg, 01 de Agosto de 2011 11:58

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595