Boletins Panaftosa

Home Página Inicial Cooperação técnica da OPAS/OMS no Brasil para a prevenção da resistência do HIV na Bolívia


Cooperação técnica da OPAS/OMS no Brasil para a prevenção da resistência do HIV na Bolívia

nullNos dias 11 e 12 de agosto realizou-se em La Paz, na Bolívia, o Workshop Nacional de Prevenção e Avaliação da Farmacorresistencia do HIV, com a participação do assessor regional da OPAS para a vigilância da farmacorresistencia do HIV, Giovanni Ravasi, da unidade de Saúde da mulher, homem, gênero e diversidades cultural do escritório da OPAS no Brasil.

O workshop contou com a participação do Programa Nacional de HIV/AIDS e a Comissão de Fármaco-vigilância do Ministério da Saúde, a organização Ibis Hivos, receptor principal do Fundo Global na Bolívia, os responsáveis de monitoramento e avaliação dos principais centros de tratamento antirretroviral do país, o Comitê Fármaco-terapéutico nacional, UNICEF e a OPAS. O objetivo do workshop foi o desenvolvimento de um plano nacional de monitoramento de Indicadores de Alerta Precoce da OMS para a prevenção da resistência do HIV aos medicamentos antirretrovirais.

Os Indicadores de Alerta Precoce, ou IAP, são indicadores de avaliação da qualidade da atenção integral às pessoas com HIV em tratamento antirretroviral, e a OPAS/OMS recomenda o seu monitoramento em todos os centros de tratamento do HIV do país, ou numa seleção representativa. Os IAP avaliam as praticas de uso dos medicamentos, o abandono e a permanência dos pacientes no primeiro esquema de terapia, a regularidade de retiro de medicamentos e de consultas clinicas, a adesão, o subministro de medicamentos, e a supressão da carga viral do HIV.

A informação estratégica gerada a través do monitoramento dos IAP representa uma base de evidencia e um importante auxilio para a tomada de decisões programáticas sobre as políticas e as praticas de atenção às pessoas com HIV, tanto no nível local, quanto no nível do programa nacional. A partir de 2011, os IAP serão monitorados em todos os centros de tratamento do HIV na Bolívia, como primeira atividade do programa de controle da resistência do HIV no país. Mais informações sobre os IAP na pagina da OPAS: http://www.paho.org/hq/index.php?option=com_content&task=view&id=1804&Itemid=1575

 

Mais informações sobre o concurso de desenho, clique aqui!

 

 

Rede de Relacionamento

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595