Boletins Panaftosa

Home


Começa a Semana de Mobilização de Saúde na Escola promovida pelos Ministérios da Saúde e da Educação.

Imprimir E-mail

A "Prevenção da obesidade na infância e na adolescência" é o tema prioritário para 2012, que será trabalhado pelas escolas em parceria com as equipes de saúde em março. O tema integra o Plano Intersetorial de Prevenção e Controle da Obesidade e o Plano Nacional de Enfrentamento das DCNT e está está alinhado aos esforços e pactuações decorrentes dos acordos celebrados durante a Reunião de Alto Nível da ONU realizada em setembro de 2011 em Nova York.  

Considerada como movimento estratégico para fortalecer as políticas públicas de saúde e educação, aproximando a população da Rede de Atenção Básica, a Semana de Mobilização de Saúde na Escola deverá acontecer a cada ano no início das atividades letivas, com temas diversos conforme as prioridades elencadas a partir de dados epidemiológicos e outras demandas. A "Prevenção da obesidade na infância e na adolescência" é o tema prioritário para 2012, que será ser trabalhado pelas escolas em parceria com as equipes de saúde, durante a semana de 05 a 09 de março. O tema integra o Plano Intersetorial de Prevenção e Controle da Obesidade: promovendo modos de vida e alimentação adequada e saudável e o Plano Nacional de Enfrentamento das DCNT - 2012-2022 e está está alinhado aos esforços e pactuações decorrentes dos acordos celebrados durante a Reunião de Alto Nível da ONU realizada em setembro de 2011 em Nova York.

A proposta tem abrangência nacional, mas os 1.938 municípios e cerca de 22 mil escolas da rede do Programa Saúde na Escola, que aderiram à campanha receberam incentivo financeiro para a realização das ações e poderão contabilizá-las no cumprimento das metas já pactuadas. A articulação entre as Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde e de Educação, adquiriu um aspecto fundamental tanto para a adesão ao movimento quanto para o planejamento das ações, pois muitas atividades serão realizadas por profissionais de ambos os setores, tais como: oficinas, palestras, jogos e atividades em grupo.As Unidades Básicas de Saúde (UBS) também receberão a visita das famílias dos escolares, com o intuito de divulgar os serviços prestados nos respectivos territórios e estreitar os vínculos entre a comunidade e as equipes de saúde. Mais informações sobre a Semana de Mobilização de Saúde na Escola podem ser encontradas no site do Programa Saúde na Escola - PSE (www.saude.gov.br/pse).

Veja aqui o pronunciamento do Ministro da Saúde Dr Alexandre Padilha sobre a Semana de Mobilização de Saúde na Escola. Veja aqui outras notícias sobre a Semana de Mobilização de Saúde na Escola.  

Última atualização em Seg, 05 de Março de 2012 14:32
 

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595