Organização Pan-americana da Saúde. Brasil

Skip to content



Destaques

Últimas notícias

Os países da América Latina e Caribe discutem informação epidemiológica para a resposta ao HIV e Aids

No período de 7 a 9 de novembro na Cidade do Panamá, 24 países da América Latina e Caribe se reuniram para discutir a situação da informação epidemiológica para a resposta ao HIV e Aids na região. A reunião, organizada pela OPAS/OMS, ONUSIDA, UNICEF, Health Focus e Ministério da Saúde do Brasil, teve o objetivo de revisar a situação atual da informação epidemiológica disponível para HIV e DST, a sua disponibilidade, qualidade, análise e uso, identificar áreas prioritárias para fortalecer os sistemas de vigilância, assim como lograr um consenso sobre recomendações para aprimorar as ações de vigilância epidemiológicas nas áreas identificadas como prioritárias.

Durante a reunião foram abordados e discutidos os seguintes temas chaves para os sistemas de vigilância do HIV e outras DST: vigilância de caso de HIV segundo as novas recomendações da OPAS; monitoramento de informação estratégica para os programas nacionais de prevenção, atenção e tratamento do HIV e aids; vinculação da informação entre sistemas de vigilância de HIV e outros sistemas de informação de laboratório, farmácia e estatísticas vitais; vigilância de populações prioritárias; vigilância de DST; e informação  estratégica para a sustentabilidade dos investimentos na resposta ao HIV e aids. Além disso, durante reunião foram apresentadas as novas recomendações da OMS para a vigilância da incidência do HIV e a vigilância da fármaco-resistência do HIV aos medicamentos antirretrovirais.

A principal recomendação da reunião foi a importância de implantar sistemas de vigilância de casos de HIV com perspectiva longitudinal, que permitam a recolecção de informação sobre os diferentes eventos da historia natural da infecção, a partir do diagnostico e incluindo os possíveis desfechos do caso (tratamento, supressão viral, progressão a aids, e óbito).

O documento da OPAS sobre a vigilância da infecção pelo HIV baseada na notificação de casos está disponível na pagina da OPAS, acesse AQUI!

 

 

Proyecto Mais Medicos

Campus Virtual

virus ebola na Africa

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595