Skip to content

BRA 03 B - Noticias

Ministério da Saúde apresenta Plano de Ação da Saúde para a COPA 2014

Imprimir E-mail

Nos dias 19 e 20 de fevereiro, o Ministério da Saúde realizou uma Oficina com o Grupo de Eventos de Massa do Ministério da Saúde para a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. Participaram do evento representantes de todas as Secretarias e Departamentos com ações específicas planejadas para a COPA, além de representantes da Assessoria de Assuntos Internacionais em Saúde do Ministério da Saúde (AISA), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), Conselho Nacional de Saúde (CNS), Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (CONASS) e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS). Contou também com a participação do Ministério do Esporte e OPAS/OMS no Brasil.

Última atualização em Sex, 28 de Fevereiro de 2014 14:25
Leia mais...

A teleconsultoria tem espaço nas urgências médicas?

Imprimir E-mail

Nas áreas remotas, com dificuldade de encontrar especialistas de cuidados, a teleconsultoria pode apoiar a equipe de atenção básica nos processos diagnósticos de média complexidade, orientar a terapia ou, pelo menos, qualificar a referência. Tendo em vista que a teleconsultoria é um processo que leva tempo, ela sempre foi considerada uma ferramenta a ser utilizada em condições clínicas crônicas e até sub-agudas. Durante o último congresso da Sociedade Brasileira de Telessaúde e Telemedicina, realizado em São Paulo, em novembro 2013, Cleinaldo de Almeida Costa, reitor da Universidade Estadual de Amazonas (UEA), ministrou uma palestra propondo a teleconsultoria como apoio no cuidado à distância em municípios da floresta Amazônica bem distantes da capital Manaus, em benefício do paciente traumatizado por acidente de motocicleta, que é mais que uma condição sub-aguda até, frequentemente, condição de urgência ortopédica. (clique na fotografia para visualizar o vídeo de quatro minutos da palestra).

Última atualização em Qui, 13 de Março de 2014 18:31
Leia mais...

OPAS/OMS no Brasil lança manual “Segurança de Pedestres” em português

Imprimir E-mail

A publicação da OMS enfatiza a importância de uma abordagem abrangente e holística, que inclui engenharia de trânsito, legislação e fiscalização bem como medidas voltadas ao comportamento. O manual descreve a magnitude das mortes e lesões em pedestres; os principais fatores de risco; as formas de avaliação situacional da segurança destes usuários das vias públicas num dado cenário e a elaboração de um plano de ação; além de como selecionar, desenhar, implantar e avaliar medidas preventivas. A publicação chama também a atenção para os benefícios de caminhar, em face aos benefícios para a saúde e para o meio ambiente.  O manual, elaborado para um público multidisciplinar busca contribuir o para o fortalecimento da capacidade local para implantar medidas para a segurança de pedestres em todo o mundo.

Última atualização em Qui, 13 de Março de 2014 18:54
Leia mais...

OPAS/OMS reúne Centros Colaboradores para debater uma agenda em saúde voltada para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

Imprimir E-mail

Para discutir o tema de Saúde e Desenvolvimento Sustentável a Organização Pan-Americana de Saúde/Organização Mundial de Saúde (OPAS/OMS) organizou  no Rio de Janeiro, uma oficina de trabalho com os Centros Colaboradores da OPAS/OMS com o objetivo estabelecer uma agenda regional em saúde voltada para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável ( ODS) e estabelecer recomendações, ações e projetos de cooperação para que a saúde tenha papel primordial na agenda do desenvolvimento sustentável pós 2015, com ênfase nos determinantes sociais e ambientais que afetam a saude da população, em especial os mais vulneráveis.

Última atualização em Sex, 17 de Janeiro de 2014 12:30
Leia mais...

Seminário Nacional sobre Saúde em Desastres discute os avanços do SUS na atuação em emergências de saúde pública

Imprimir E-mail

Entre os dias 29 e 31 de outubro de 2013 a Secretária de Vigilância em Saúde/MS, com apoio da OPAS/OMS, SAS e FIOCRUZ realizou o 5º Seminário Nacional sobre Saúde em Desastres com objetivo de promover a troca de conhecimentos e fortalecer a capacidade de atuação em desastres, sejam eles de origem natural ou antropogênica. Além disso, buscou  fortalecer a capacidade de atuação do Sistema Único de Saúde (SUS) e dos países membros do Tratado de Cooperação Amazônica frente aos desastres. O Seminário reuniu em Brasília,  aproximadamente 250 participantes, entre representantes do Ministério da Saúde e das Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde e de instituições governamentais e não-governamentais que atuam na gestão de risco de desastres, universidades e centros de pesquisa, e organizações internacionais.

Última atualização em Seg, 18 de Novembro de 2013 18:52
Leia mais...
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo > Fim >>

Página 2 de 37

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595