Skip to content

Determinantes Sociais e Riscos para a Saúde, Doenças Crônicas não transmissíveis e Saúde Mental

A Representação da OPAS/OMS no Brasil  apresenta a publicação “Proteger a saúde frente à mudança climática: avaliação da vulnerabilidade e  adaptação”  que se trata da  versão em português da publicação da OMS “ Protecting Health from Climate Change. Vulnerabiity and Adaptation Assessment”  que apresenta  ferramentas técnicas para descrever um processo flexível de avaliação da vulnerabilidade e adaptação às mudanças climáticas.

Leia mais...

Este ano o Dia Mundial sem Tabaco, comemorado em 31 de maio, foi um data de grande celebração para o Brasil. O Ministro da Saúde, Arthur Chioro, em uma entrevista coletiva anunciou a publicação do Decreto que regulamenta a lei 12.546/2011, conhecida como a Lei Antifumo. O decreto número 8.262 de 31 de maio de2014, foi publicado no Diário Oficial no dia 02 de junho de 2014. Acesse o texto completo do decreto aqui.

Leia mais...

A velocidade excessiva e/ou inadequada é considerada um dos mais importantes fatores contribuintes para as lesões causadas pelo trânsito. Tendo em conta este fator de risco, a OPAS/OMS no Brasil em parceira com o Governo Brasileiro lançou em Teresina-PI, em 28 de maio de 2014, campanha voltada à redução da morbimortalidade no trânsito focando as consequências de dirigir em velocidade excessiva.  A veiculação campanha, composta por vídeos com três finais diferentes, spots para rádios e materiais impressos, se insere no conjunto de atividades desenvolvidas no âmbito do Projeto Vida no Trânsito, coordenada nacionalmente pelo Ministério da Saúde em Parceria coma OPAS Brasil. A campanha sobre velocidade segue-se outra iniciativa de marketing social previamente desenvolvida no projeto, em 2012, quando o tema “beber e dirigir” fora abordado. A exemplo da inciativa anterior, o desenvolvimento e veiculação da presente campanha foi precedido de um estudo com grupos focais, identificando valores conceitos e o tipo de mensagem que teriam melhor apelo junto ao público alvo.

 

 

No dia 31 de maio é comemorado do Dia Mundial sem Tabaco. O evento de comemoração do Dia Mundial este ano foi o Seminário “Aumento de Impostos como Medida para Redução do Consumo de Tabaco”, este seminário foi promovido pela Organização Pan-Americana da Saúde em parceria com o Instituto Nacional do Câncer José Alencar Gomes da Silva – INCA. Leia aqui mais detalhes sobre o tema do Dia Mundial Sem Tabaco 2014 e veja o vídeo de divulgação da OMS.

Leia mais...

O dia 31 de maio está chegando e nele celebramos o Dia Mundial sem Tabaco. Esse ano a Organização Mundial de Saúde, segundo a Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco (CQCT), chama os países para a necessidade da implantação de políticas de aumento de preços e impostos sobre os produtos de tabaco como estratégia efetiva para a redução do consumo desses produtos. Pesquisas demonstram que o aumento de impostos e de preços sobre os produtos de tabaco é uma das medidas mais custo-efetivas para reduzir o seu uso, principalmente entre grupos de mais baixa renda e para prevenir que crianças e adolescentes comecem a fumar.

Leia mais...
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo > Fim >>

Página 1 de 66

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595