Boletins Panaftosa

Home Página Principal


Determinantes Sociais e Riscos para a Saúde, Doenças Crônicas não transmissíveis e Saúde Mental

No dia 28/03/14 a Representação da OPAS/OMS no Brasil participou do Programa ao vivo - Participação Popular- organizado pela TV Câmara e Rádio Câmara, para falar do tema de água e saúde e particularmente sobre as questões de economia da água que envolve usos e desperdício.

Durante o programa que também contou com a participação de representantes da WWF/ Brasil, do World Water Council, e da CAESB/Brasília foram abordados a temas sobre importância de chamar a atenção do mundo para o impacto do rápido crescimento urbano, o uso da água para agricultura, indústria e consumo humano e as incertezas provocadas pelas mudanças climáticas e as desastres naturais em sistemas urbanos de água.

Fotos: acervo OPAS/OMS

Leia mais...
 

Na região das Américas, morrem mais de 131 mil pessoas em países com níveis de renda baixos e 96 mil nos países de com altos níveis de renda por causas vinculadas à poluição do ar.

GENEBRA ¦ 25 de março de 2014 - A Organização Mundial da Saúde (OMS) está divulgando no dia 25 de março de 2014 as novas estimativas onde destaca que em 2012 cerca de sete milhões de pessoas morreram, uma em cada oito mortes no mundo, como resultado da exposição à poluição do ar. Esta conclusão é duas vezes mais alta que as estimativas anteriores e confirmam que a poluição do ar é agora sozinha, o risco ambiental para a grande saúde mundial. Se a poluição do ar fosse reduzida poderia salvar milhões de vidas.

Leia mais...
 

Ministério da Saúde apresenta Plano de Ação da Saúde para a COPA 2014

Nos dias 19 e 20 de fevereiro, o Ministério da Saúde realizou uma Oficina com o Grupo de Eventos de Massa do Ministério da Saúde para a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. Participaram do evento representantes de todas as Secretarias e Departamentos com ações específicas planejadas para a COPA, além de representantes da Assessoria de Assuntos Internacionais em Saúde do Ministério da Saúde (AISA), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), Conselho Nacional de Saúde (CNS), Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (CONASS) e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS). Contou também com a participação do Ministério do Esporte e OPAS/OMS no Brasil.

Leia mais...
 

O resultado final das discussões realizadas durante “I Reunião Regional de Usuários de Serviços de Saúde Mental e Familiares”, realizada de 15 a 17 de outubro de 2013, foi divulgado ontem. Realizado em colaboração entre a Organização Pan-Americana da Saúde e o Ministério da Saúde, este histórico evento teve a participação maciça de associações de usuários dos serviços de saúde mental e familiares representando os países da região das Américas, além de autoridades nacionais e da Organização Mundial da Saúde. O Consenso de Brasília é um documento importante e atual, que reflete as lutas e desejos dos usuários dos serviços de saúde mental e familiares com o objetivo de garantir e respeitar os direitos humanos, de participar efetivamente dos processos de formulação, desenvolvimento e avaliação de políticas públicas de saúde mental e de fortalecer as organizações de usuários e familiares.

Leia mais...
 

Nas áreas remotas, com dificuldade de encontrar especialistas de cuidados, a teleconsultoria pode apoiar a equipe de atenção básica nos processos diagnósticos de média complexidade, orientar a terapia ou, pelo menos, qualificar a referência. Tendo em vista que a teleconsultoria é um processo que leva tempo, ela sempre foi considerada uma ferramenta a ser utilizada em condições clínicas crônicas e até sub-agudas. Durante o último congresso da Sociedade Brasileira de Telessaúde e Telemedicina, realizado em São Paulo, em novembro 2013, Cleinaldo de Almeida Costa, reitor da Universidade Estadual de Amazonas (UEA), ministrou uma palestra propondo a teleconsultoria como apoio no cuidado à distância em municípios da floresta Amazônica bem distantes da capital Manaus, em benefício do paciente traumatizado por acidente de motocicleta, que é mais que uma condição sub-aguda até, frequentemente, condição de urgência ortopédica. (clique na fotografia para visualizar o vídeo de quatro minutos da palestra).

Leia mais...
 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo > Fim >>

Página 1 de 65

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595