Organização Pan-americana da Saúde. Brasil

Skip to content



Destaques

Últimas notícias

Seminário franco-brasileiro sobre saúde ambiental

 Entre os dias  28 a 30 de junho aconteceu o 1° Seminário Franco-Brasileiro sobre "Saúde Ambiental: Água, Saúde e Desenvolvimento", no auditório da FIOCRUZ, em Brasília. A iniciativa foi da Embaixada da França no Brasil e do Instituto de Pesquisa para o Desenvolvimento (IRD), em parceria com os Ministérios do Meio Ambiente, da Saúde, das Cidades, Desenvolvimento Social e Combate à Fome,  IPEA,  FUNASA, OPAS/OMS e FIOCRUZ, que atua também como centro colaborador da OPAS/OMS em saúde pública e ambiental.

O seminário teve como objetivo discutir políticas públicas e pesquisas científicas realizadas pelo Brasil e pela França sobre a interação entre água, saúde humana e desenvolvimento, bem como analisar essa questão no contexto dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODMs).

Este Seminário, cuja temática é água, saúde e desenvolvimento, se insere no âmbito geral da Cúpula de Nova Iorque de 2000 e da Cúpula da Terra de Joanesburg de 2002, quando foram definidos os objetivos de desenvolvimento para o Milênio (ODM) e do Fórum Mundial sobre Água, que acontecerá em Marseille (França) em março de 2012, bem como da Conferência Rio + 20.

O evento foi apoiado na apresentação de trabalhos técnicos e científicos, além das políticas desenvolvidas por organismos franceses e brasileiros e nas experiências de intercâmbio técnico desenvolvidas pelos dois países.

Para conhecer o conteúdo e apresentações do seminário acesse o link da FIOCRUZ

Como atividades paralelas ao seminário a FIOCRUZ promoveu também dois eventos:

Mini Curso "Direito à água: uma questão humanitária", com o Prof.  Bernard Drobenko, professor de Direito na Universidade Lille-Nord, integrante do Centro Internacional de Direito ambiental comparado e membro da Academia de Água em 27 de junho de 2011

http://www.fiocruz.br/omsambiental/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=137&sid=13

Palestra “Como monitorar ameaças" onde a  professora Christine Romana, da Universidade Paris Descartes, proferiu palestra sobre sistemas de monitoramento e alerta aplicados a ameaças ambientais ligados à saúde e ambiente em 4 de julho de 2011

http://www.fiocruz.br/omsambiental/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=142&sid=13

 

 

Proyecto Mais Medicos

Campus Virtual

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595