Organização Pan-americana da Saúde. Brasil

Skip to content



Destaques

Últimas notícias

PET-Saúde seleciona bolsistas

Sample ImageFoi publicado o novo edital do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde), convidando as Instituições de Educação Superior, em parceria com Secretarias Municipais de Saúde, para apresentação de propostas. O edital contempla projetos para desenvolvimento nos anos letivos de 2010 e 2011. O período para apresentação de propostas vai até 15 de janeiro de 2010. Os resultados devem ser divulgados em fevereiro.

O PET-Saúde é uma das estratégias do Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde, Pró-Saúde, realizado por intermédio do TC 08 e TC 57 da Unidade Técnica de Política de Recursos Humanos (UTPRH) da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS/OMS), e está relacionado ao eixo cenários de práticas. A iniciativa busca a interação de estudantes e docentes dos cursos de graduação em saúde com os profissionais dos serviços e com a população.

O objetivo geral do Programa é fomentar a formação de grupos de aprendizagem tutorial no âmbito da Estratégia Saúde da Família, caracterizando-se como um instrumento para qualificação em serviço dos profissionais da saúde, bem como de iniciação ao trabalho e vivências dirigidas aos estudantes dos cursos de graduação na área da saúde, de acordo com as necessidades do SUS, tendo como perspectiva a inserção das necessidades dos serviços como fonte de produção de conhecimento e pesquisa nas instituições de ensino.

Os selecionados pelo PET-Saúde receberão bolsas tendo como referência os valores pagos pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Atualmente, o valor para as bolsas dos profissionais de ensino (Tutor Acadêmico e de Preceptor) é de R$ 1.045,89. Já a bolsa de incentivo para os estudantes é de R$ 300,00, correspondente ao montante da bolsa de iniciação científica.

O primeiro edital, em 2008, para o exercício de 2009, selecionou  84 projetos, envolvendo 66 IES e 71 Secretarias Municipais de Saúde. Foram formados 306 grupos PET Saúde, totalizando 5.814 bolsistas, nas três modalidades, tutoria (docente), preceptoria (profissional da Estratégia de Saúde da Família) e monitoria (estudante de graduação).

 

Proyecto Mais Medicos

Campus Virtual

virus ebola na Africa

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595