Organização Pan-americana da Saúde. Brasil

Skip to content



Destaques

Últimas notícias

Hipertensão

OPAS e UNIFESP realizam seminário sobre modelo de linha de cuidado para hipertensão arterial

2010-05-07 12:46:18

nullNo dia 5 de maio aconteceu no Ambulatório Médico de Especialidades Maria Zélia da Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo (EPM/UNIFESP) seminário sobre modelos de gestão integral para a linha de cuidado de hipertensão, como parte das atividades do projeto desenvolvido na Disciplina de Cardiologia da instituição.

Ler mais
 

Com apoio da OPAS e MS, Município de Diadema desenvolve projeto para a gestão integral da linha de cuidado de hipertensão e diabetes.

2010-04-27 17:55:17

Nos dias 3 e 4 de maio acontece em Diadema a primeira Sessão de Aprendizagem para os todos os profissionais de saúde da secretaria, como atividade inicial do projeto "Implantação de Linhas de Cuidado para Hipertensão e Diabetes em Diadema". Este projeto conta com o apoio e a cooperação técnica da OPAS e do Ministério da Saúde e visa qualificar a atenção à saúde em doenças crônicas não – transmissíveis (DCNT) através da estratégia de saúde da família (ESF) e da gestão integral de linhas de cuidado como parte do Plano Municipal de Saúde 2009/2012 . 

Ler mais
 

Datas Comemorativas

2009-07-29 14:17:48

DATAS NACIONAIS

Dia nacional da hipertensão arterialDia Nacional de Combate a  Hipertensão Arterial, 26 de abril
Instituído em 2002 por lei federal, ele tem o objetivo de conscientizar a população sobre esta complicação que – de acordo com o Ministério da Saúde – acomete mais de 30 milhões de brasileiros. Eventos 2009 no Brasil:http://prevencao.cardiol.br/campanhas/hipertensao/2009/pos-evento.asp

Dia Nacional de Combate ao Fumo, 29 de agosto
Objetivo reforçar as ações nacionais de sensibilização e mobilização da população brasileira para os danos sociais, políticos, econômicos e ambientais ocasionados pelo tabaco.

Dia Nacional de Combate ao Câncer, 27 de novembro
Criado em 1988 para ampliar o conhecimento da população sobre o tratamento e, principalmente, sobre a prevenção da doença. É uma oportunidade para "evocar o importante significado histórico das entidades de combate ao câncer, de consagração aos inumeráveis e valiosos serviços prestados ao país e proporcionar importante mobilização popular quanto aos aspectos educativos e sociais na luta contra o câncer”.

DATAS MUNDIAIS

Dia Mundial da Tuberculose, 24 de março

O Dia Mundial da Tuberculose, comemorado no dia 24 de março a cada ano, foi instituído em 1982, pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pela União Internacional Contra TB e Doenças Pulmonares (International Union Agaist TB and Lung Disease - IUATLD). O Dia Mundial de Combate à Tuberculose não é uma data para comemoração. É o marco fundamental de uma campanha para promover a divulgação do conhecimento sobre tuberculose e de mobilização para a população que dura até o fim do ano corrente, fator fundamental para a intensificação das ações de controle da doença. A tuberculose é a causa de morte de milhões de pessoas a cada ano em todo o mundo, principalmente nos países em desenvolvimento.

A data foi uma homenagem aos 100 anos do anúncio do descobrimento do bacilo causador da tuberculose, em 24 de março de 1882, pelo Dr. Robert Koch que surpreendeu a comunidade científica. Na época da sua descoberta em Berlim, a TB estava fazendo estragos por toda Europa e América, promovendo a morte de uma em cada sete pessoas. Com a descoberta do bacilo, o Dr. Koch abriu caminho para o diagnóstico e para cura desta doença

Dia Mundial do Câncer, 4 de fevereiro
O câncer é uma das principias causas de mortalidade em todo o mundo. A OMS calcula que, não houver nenhuma intervenção, 84 milhões de pessoas poderão morrer de câncer entre 2005 e 2015. No dia  4 de fevereiro, a OMS em parceria com a União Internacional de combate ao Câncer e, com o  patrocínio desta, promove a causa através dos meios de comunicação para aliviar a carga mundial da enfermidade. A prevenção do câncer e a melhoria da qualidade de vida das pessoas com câncer são temas abordados na campanhas. Infância ativa e saudável foi o tema da campanha de 2009 do Dia Mundial do Câncer, com ênfase nos fatores de risco como sobrepeso, obesidade e sedentarismo.

Ler mais
 

Hipertensão Arterial

2009-05-21 15:32:09

Considerada ao mesmo tempo, uma doença e um fator de risco, a HTA representa um dos maiores desafios em saúde pública, particularmente pela complexidade dos recursos necessários para seu controle como doença (serviços médicos, pessoal treinado, medicamentos, bem como as implicações negativas e o impacto à saúde das populações em seu papel de fator de risco para outros problemas de saúde, particularmente em sinergia com outras ENTs (Diabetes, Cardiopatias, etc).
Ler mais
 

Campus Virtual

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595