|||| Este conteúdo foi arquivado e não é mais atualizado. ||||


Estão abertas as inscrições para os profissionais de saúde de todo o país que tenham interesse em participar da 12ª Mostra Nacional de Experiências Bem Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças – EXPOEPI.  A mostra acontecerá em Brasília/DF, entre os dias 16 e 19 de outubro de 2012.O evento, realizado pela Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) do Ministério da Saúde, com o apoio da OPAS/OMS Brasil,  foi criado em 2001 e tem como principal objetivo difundir temas importantes para a consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS). Por meio de sua Mostra Competitiva, são premiados profissionais e serviços de saúde do país que se destacaram no desenvolvimento de ações de vigilância em saúde. As inscrições serão realizadas somente pela Internet, no site www.saude.gov.br/svs, e as vagas são limitadas.

Leia mais...

A Organização Mundial da Saúde/OMS considerando a dengue como um dos mais importantes problemas de saúde pública dos últimos anos, lançou a Estratégia Global para prevenção e controle da dengue, 2012-2020.

Leia mais...

nullA influenza (gripe) é uma infecção viral que afeta principalmente nariz, garganta, brônquios e, ocasionalmente, os pulmões. A infecção dura aproximadamente uma semana, sendo reconhecida por apresentar febre alta de início repentino, acompanhada por dores musculares, dor de cabeça, mal-estar intenso, tosse não produtiva, coriza e rinite. O vírus influenza é transmitido facilmente de uma pessoa infectada para outra por meio de gotículas e pequenas partículas produzidas pela tosse, espirro ou durante a fala, além do contato das mãos com superfícies contaminadas. No Brasil, os vírus influenza predominantes são o Influenza A e o Influenza B. Os subtipos da influenza A que predominam são: o A/H1 sazonal, A/H3 sazonal e A(H1N1)pdm09.

Leia mais...

Em 29 de agosto de 2012 foi celebrado o Dia Nacional contra o Fumo. O Ministério da Saúde e o Instituto Nacional de Câncer organizaram uma extensa agenda de atividades que ocorrerão em todos os Estados. Entre elas, a Exposição apoiada pela OPAS/OMS no Brasil  “O controle do tabaco no Brasil: uma trajetória”, que foi inaugurada no dia 27 de agosto, no Rio de Janeiro, e apresenta por meio de painéis fotográficos os esforços da saúde pública contra os estímulos ao consumo de cigarros. 

Leia mais...

null

O uso oportuno do Oseltamivir (Tamiflu) reduz risco de óbito para os pacientes de Influenza A (H1N1). Investigações epidemiológicas realizadas pela Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS), do Ministério da Saúde, em parceria com as Secretarias Estaduais de Saúde de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, confirmam a eficácia do uso oportuno do medicamento Oseltamivir (Tamiflu) no tratamento da Síndrome Gripal (SG) e da Síndrome Respiratória Aguda (SRAG) por Influenza A (H1N1) e, consequentemente, na redução do número de casos graves e óbitos causados pela doença. No entanto, deve-se ressaltar que o quanto antes for ministrado o medicamento, maiores as chances de cura do paciente.

Leia mais...