0
A Organização Pan Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) recomenda aos Estados Membros que entram na temporada de chuvas, onde há maior transmissão da dengue, tais como o México e os localizados na América Central e o Caribe, que continuem com seus esforços de preparação e resposta, com base nas lições aprendidas e utilizando o enfoque da Estratégia de Gestão Integrada (EGI) para a prevenção e controle, com ênfase em reduzir os óbitos causados por esta doença.
Perante a comunicação do primeiro isolamento de Staphylococcus aureus resistente a vancomicina na América Latina, a Organização Pan-Americana de Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) recomenda aos Estados Membros a continuarem com o estabelecimento e manutenção de suas capacidades para a rápida detecção e notificação deste mecanismo de resistência aos antibióticos, para o cumprimento de medidas de prevenção e controle das Infecção Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS). Ler o documento completo: 27 de junho de 2013 - Staphylococcus aureus resistente a vancomicina
A OMS estima que existam no mundo 8,7 milhões de casos novos de Tuberculose e 1,4 milhões de mortes por ano por TB. Na região das Américas seriam 268 mil casos e 30 mil mortes. No continente, o Brasil é o único país com alta carga da doença e juntamente com outros 21 países concentram 80% de todos os casos do mundo.
Leia mais...A
OPAS/OMS no Brasil em articulação com o Ministério da Saúde apoiou, de 25 a 28
de março de 2013, a discussão sobre um projeto multicêntrico voltado para o fortalecimento
das atividades de prevenção e controle da dengue, tendo como possível sítio de estudo a
cidade Belo Horizonte, Minas Gerais.
No dia 18 de março, foi lançada a campanha de
tratamentos massivos para as geohelmintíases e detecção de casos de hanseníase
na Escola São João Batista em Recife e a Escola Maria Aparecida em Jaboatão dos
Guararapes.