O Centro Colaborador da OPAS para o estudo da Dengue e seu vetor, Instituto de Medicina Tropical Pedro Kouri, em Cuba, sediou a 14° edição do Curso Internacional de Dengue entre os dias 10 e 21 de agosto de 2015.

O objetivo do curso foi que os participantes: médicos, virologistas, imunologistas, epidemiólogos, entomólogos, sociólogos, gestores da saúde entre outros interessados no tema, em conjunto com professores de prestigiosas instituições debatessem os aspectos mais relevantes e atuais da doença e do seu controle.

Durante o curso se atualizou a situação epidemiológica da dengue em escala mundial e regional e se debateu temas de interesse com o manejo clínico dos pacientes, controle vetorial, avanços nas áreas de patogenicidade, vacina, genética do vírus e do vetor, influencia das mudanças climáticas, enfrentamento das epidemias entre outros temas de interesse.

Teve destaque a apresentação dos avanços e resultados da aplicação da Estratégia de Gestão Integrada da Dengue que a OPAS e os países desenvolveram na região das Américas.  

Em paralelo também se realizou uma oficina sobre dengue grave e três reuniões de especialistas, uma voltada para discutir os avanços do projeto multicêntrico do International Research Consortium on Dengue Risk Assessment, Management and Surveillance (IDAMS), outra voltada para discutir o fortalecimento dos sistemas de vigilância e resposta a surtos de dengue organizado pelo Special Programme for Research and Training in Tropical Diseases (TDR) e outra sobre manejo integrado de vetores.