OMS: Apoio Psicossocial para mulheres grávidas e famílias com microcefalia e outras complicações neurológicas no contexto do Zika vírus. Guia preliminar para provedores de cuidados à saúde; 2016

portada

Em 1º de fevereiro de 2016 a OMS anunciou que um surto de microcefalia (1) e outros distúrbios neurológicos relatados no Brasil é uma Emergência de Saúde Pública de Interesse Internacional. Vários países relataram um aumento na incidência de casos de microcefalia e/ou síndrome de Guillain Barré (SGB) (2) simultaneamente ao surto de Zika vírus (3). Suspeita-se fortemente de uma relação causal entre infecção por Zika durante a gravidez e microcefalia, embora não seja cientificamente comprovada (4).

Este documento descreve orientações para respostas de apoio por provedores de cuidados à saúde (por exemplo médicos e enfermeiros), focando principalmente nas mulheres afetadas pela infecção por Zika vírus durante a gravidez e suas famílias, para a sua saúde mental e necessidades psicossociais.

Os trabalhadores da saúde precisam colaborar com colegas de outros setores (por exemplo, assistência social, área de educação) para uma resposta coordenada de saúde mental e psicossocial.

Esta orientação para provedores de saúde sugere estratégias que podem ser úteis ao realizar consultas com os seguintes grupos de mulheres e suas famílias:

• Mulheres grávidas com infecção suspeita ou confirmada por Zika vírus
• Mulheres grávidas que sabem que esperam uma criança com suspeita de microcefalia
• Cuidadores e familiares de uma criança com microcefalia

Ao cuidar de mulheres grávidas é importante envolver pessoas de confiança que possam apoiá-las. Essas pessoas podem ser o companheiro da mulher, seus amigos ou familiares. Tenha em mente que essas pessoas podem precisar de apoio psicossocial também.

Apoio psicossocial a outras condições neurológicas

Embora este documento seja focado em microcefalia, muitos dos apoios descritos (ex.: fornecer informações precisas, comunicação solidária, fornecer apoio psicossocial básico, fortalecimento dos apoios sociais, controle de transtornos mentais simultâneos) também se aplicam a outras condições neurológicas - tais como a síndrome de Guillain-Barré - que podem estar potencialmente associados ao Zika vírus.